PANDEMIA | Araraquara confirma mais 02 mortes e 108 casos por Covid-19

Araraquara registrou nesta quarta-feira mais 108 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 8,90% de 1.213 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 18,68%, sendo 94 positivados de 503 amostras.

Araraquara soma, portanto, 28.021 casos confirmados de Covid-19.

Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 710 testes no dia 27 de julho, com 14 positivados.

Do total de confirmados, 358 permanecem em quarentena e 27.103 já saíram. Aguardam resultado de exames 333 amostras.

Para facilitar o acesso aos resultados de exames e propiciar o início do isolamento de positivados e comunicantes o mais rápido possível, foi criada uma plataforma para consulta: basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)”, no site da Prefeitura, e preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 102 pacientes estão internados. Destes, 48 estão em enfermaria, sendo 47 confirmados e 1 suspeito e 54 estão em UTI, sendo 51 confirmados e 3 suspeitos.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 49% de leitos de enfermaria e 63% de UTI. Por conta da redução do número de internações, houve também redução do número de leitos disponibilizados para Covid-19 nos hospitais da rede privada, no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (Heab) e na Unidade de Retaguarda do Melhado.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 11 pacientes, o Hospital São Francisco tem 12 pacientes, o Hospital de Campanha tem 34 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 23 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 6 pacientes. Neste último caso, a redução foi no número de leitos de enfermaria.

Do total de 102 internados, 51 são moradores de Araraquara e 51 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 21 estão em enfermaria e 30 estão em UTI.

Os 51 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (5), Boa Esperança do Sul (4), Capivari (1), Descalvado (2), Fernandópolis (1), Ibaté (2), Ibitinga (1), Igaraçú do Tiete (1), Itaporanga (1), Matão (1), Pirassununga (1), Porto Ferreira (3), Reginópolis (1), Rincão (6), Santa Lúcia (2), São Carlos (16) e Tabatinga (3).

Araraquara registrou, até o momento, 560 óbitos decorrentes de Covid-19.

Os 2 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

Mulher de 90 anos, com comorbidades, que faleceu neste dia 27 de julho em sua residência.

Mulher de 29 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 17 de junho.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.