SÃO CARLOS | Comitê se reúne para discutir alterações propostas pelo Plano SP

Após as últimas atualizações do Plano SP anunciadas na última quarta-feira (28/07), o Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na tarde desta quinta-feira (29/07), virtualmente, para discutir as mudanças propostas pelo plano do Estado.

Ficou decidido que de domingo a quinta-feira o horário de atendimento em restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante e lojas de conveniência), conforme decreto municipal anterior a pandemia, continua sendo permitido até 23h. Nas sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados o funcionamento será permitido até a meia-noite.

“As novas regras entram vigor a partir deste domingo (01/08), portanto voltamos ao decreto anterior do município que se sobrepõe ao Plano SP quanto ao funcionamento de bares, restaurantes e congêneres. O consumo em pé continua não sendo permitido e a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados passa de 40 para 60%”, explica Samir Gardini.

Após a meia-noite, as sextas, sábados e vésperas de feriados, esse segmento somente poderá atender os clientes pelo sistema delivery. Pelo sistema drive-thru também está autorizado até 0h.

Eventos que geram aglomerações, como casas noturnas, shows e competições esportivas com público, continuam proibidos.

Comércio, mercados, supermercados (varejistas e atacadista), bem como de atividades ligadas ao setor de serviços, bem como academias, salões de beleza, barbearias, atividades culturais, atividades religiosas, poderão funcionar todos os dias até a meia noite. Farmácias e postos de combustíveis continuam funcionando sem restrição de horário.

As empresas e instituições que exploram economicamente atividades recreativas e esportivas coletivas deverão, a partir do dia 5 de agosto enviar, através de formulário especifico no site http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/ os protocolos e as informações pertinentes para obter autorização de retorno das atividades.

No próximo dia 17 de agosto também será revisto o Decreto Nº 157 de 26/03/2021 que dispõe sobre a proibição de forma temporária de locação de áreas de lazer e recreação.

O vereador Marquinho Amaral, indicado pela Câmara Municipal para acompanhar os trabalhos do comitê, também ratificou as novas medidas que serão adotadas pelo município. “Decisões que proporcionarão uma importantíssima flexibilização que promoverá a manutenção e a criação de novos empregos. Porém, é importante ressaltar que flexibilização não significa relaxamento, a pandemia não acabou e vidas serão salvas com o comportamento correto e muita conscientização”.

A Força Tarefa permanecerá nas ruas realizando a fiscalização e observando o cumprimento de todos os protocolos sanitários como uso de máscaras, uso de álcool em gel 70%, distanciamento social. Aglomeração não será permitida. A capacidade dos locais para o atendimento presencial deve ser respeitada.

Em São Carlos as denúncias de aglomerações devem ser realizadas no telefone 153 da Guarda Municipal.

INDICADORES DE SAÚDE

Indicadores da Secretaria Municipal de Saúde mostram reduções nas médias. De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, a média diária de novos casos caiu de 92 para 72 e de internação caiu de 90 a média diária para 76. O avanço na vacinação contra a COVID-19 no município que já imunizou com a primeira dose mais de 149 mil pessoas, o que representa 58,77 da população e com as duas doses mais de 45 mil munícipes, ou seja 18,05% foi outra questão que levamos em consideração”, justificou Palermo.