SÃO CARLOS | Vacinação avança e quem tem 25 anos já pode ser imunizado nesta sexta

Secretaria de Saúde solicita para que os jovens façam o cadastro para agilizar o processo de imunização

 

A Secretaria de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, inicia nesta sexta-feira (06/08), a vacinação das pessoas com 25 anos ou mais.

A diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, faz um apelo aos jovens que ainda não tomaram a vacina. “Precisamos que eles façam o cadastro prévio. Apesar de ser um grupo conectado percebemos desde segunda-feira que muitos chegam para se vacinar sem o cadastro, sem o formulário preenchido, o que atrasa muito o processo de imunização e proporciona o surgimento de longas filas”, alerta a diretora que ressaltou que as pessoas que chegarem sem cadastro e sem formulário poderão de acordo com o fluxo da fila serem direcionados para o cadastramento.

Para fazer o cadastro basta acessar o www.vacinaja.sp.gov.br e preencher dados. Todos também devem imprimir e preencher formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. O comprovante de endereço é obrigatório. Quem tem 18 anos já pode fazer o cadastro.

Confira os locais, horários e número de senhas que serão distribuídas nesta sexta-feira:

9h às 15h – UBS Fagá, UBS Redenção, UBS Azulville, USF Arnon de Melo/Angelina (180 senhas por dia por unidade). USF Zavaglia, USF Aracy Equipe 1, USF CDHU, USF Jockey/Guanabara e USF São Carlos VIII (100 senhas por dia por unidade);

13h às 17h – UBS Aracy, UBS Santa Felícia e UBS São José (180 senhas por dia por unidade);

9h às 13h – Postos volantes com sistema drive-thru – FESC, na Vila Nery; Shopping Iguatemi (300 senhas por dia por posto volante). Também foi instalado um posto volante de vacinação na Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na avenida José Migliato, 1001, no Cidade Aracy. Neste posto são distribuídas 100 senhas por dia.

16h às 19h – UBS’s do Cidade Aracy, Santa Felícia e Redenção – Horário especial estendido somente para trabalhadores. Neste horário é preciso  apresentação de crachá da empresa ou carteira de trabalho. Para esse horário são distribuídas 150 senhas diariamente por unidade.

Todas as unidades fixas e os postos volantes estão aplicando a segunda dose da ASTRAZENECA e da CORONAVAC. As pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA até 07/08 já podem antecipar a imunização. Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades também podem receber a vacina nas unidades fixas e nos postos volantes. Todas as unidades estão formando filas específicas para as pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina.

Tanto as unidades fixas de saúde bem como os drive-thru, continuarão imunizando pessoas dos grupos anteriores (26 a 59 anos) com ou sem comorbidades, com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais; profissionais de saúde, da educação, motoristas e cobradores do transporte coletivo e idosos (60 anos ou mais).