SÃO CARLOS | Vacinação de pessoas com 24 anos começa nesta segunda-feira

A Secretaria de Saúde de São Carlos inicia na próxima segunda-feira (09/08), a vacinação das pessoas com 24 anos. As unidades irão se organizar com duas filas para atender as pessoas que irão receber a primeira dose e outra para aquelas que vão receber a segunda dose da vacina.

Confira os locais, horários e número de senhas de primeira dose que serão distribuídas nesta segunda-feira (09/08):

9h às 15h – Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Maria Stella Fagá, Redenção, Azulville e na Unidade de Saúde da Família (USF) Arnon de Melo/Angelina (com distribuição de 200 senhas por unidade).  Nas USF’s do Cruzeiro do Sul, Zavaglia, CDHU, Jockey/Guanabara e São Carlos VIII, porém nessas unidades serão distribuídas 100 senhas.

13h às 17h – Nas UBS’s do Cidade Aracy, Santa Felícia e São José (com distribuição de 200 senhas por unidade);

9h às 13h – Postos volantes com sistema drive-thru da FESC, na Vila Nery e no Shopping Iguatemi com distribuição de 300 senhas por drive; além do posto da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na avenida José Antônio Migliato, 1001, no bairro Cidade Aracy. Para essa unidade estão disponíveis 100 senhas por dia.

Todas as unidades fixas e os postos volantes estão aplicando a segunda dose da ASTRAZENECA e da CORONAVAC. As pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA até 14/08 já podem antecipar a imunização. Gestantes e puérperas com ou sem comorbidades também podem receber a vacina nas unidades fixas e nos postos volantes.

Tanto as unidades fixas de saúde bem como os drive-thru, continuarão imunizando pessoas dos grupos anteriores (25 a 59 anos) com ou sem comorbidades, com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais; profissionais de saúde, da educação, motoristas e cobradores do transporte coletivo e idosos (60 anos ou mais).

Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde, acredita que na tarde de segunda-feira (09/08) São Carlos deva receber novas doses de vacinas contra a COVID-19. “Se recebermos novas doses, já na terça iniciamos a vacinação de jovens com 23 anos e assim continuamos de forma escalonada até aos 20 anos”, disse a diretora.

Ela também faz um apelo aos jovens que ainda não tomaram a vacina. “Precisamos que eles façam o cadastro prévio. Apesar de ser um grupo conectado percebemos que muitos chegam para se vacinar sem o cadastro, sem o formulário preenchido, o que atrasa muito o processo de imunização e proporciona o surgimento de longas filas. As pessoas que chegarem sem cadastro e sem formulário poderão de acordo com o fluxo da fila serem direcionados para o cadastramento”.

CADASTRO

Para fazer o cadastro basta acessar o www.vacinaja.sp.gov.br e preencher dados. Todos também devem imprimir e preencher formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. O comprovante de endereço é obrigatório.

No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente, lista no http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades.

Os profissionais da educação devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao e imprimir o voucher com o QR Code, além de apresentar documento com foto e CPF. Já os motoristas e cobradores devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, devem clicar em profissionais do transporte, inserir o e-mail e aguardar o recebimento de um voucher de confirmação, que deverá ser entregue impresso no momento da vacinação.

As gestantes devem apresentar a Carteira de Gestante e as puérperas (até 45 dias pós-parto) devem apresentar Certidão ou Declaração de Nascimento.

Quem for receber a segunda dose basta levar documentos pessoais e a carteirinha de vacinação.