PANDEMIA | Araraquara confirma mais 01 morte e 14 casos por Covid-19

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 14 casos positivos de Coronavírus de 195 amostras analisadas. Como o total de testes aplicados ficou abaixo de 0,1% da população da cidade, não há avaliação das taxas de positividade de assintomáticos e sintomáticos na data de hoje. Araraquara soma, portanto, 28.730 casos confirmados de Covid-19.

Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais foram aplicados um total de 108 testes no dia 8 de agosto, sendo 1 positivado.

Do total de confirmados, 288 permanecem em quarentena e 27.878 já saíram. Aguardam resultado de exames 231 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo “Resultados de Exames (COVID-19)” e preencher o campo com o CPF ou o número do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece ao munícipe as orientações de como ele deve agir de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 61 pacientes estão internados. Destes, 22 estão em enfermaria, sendo 21 confirmados e 1 suspeito, e 39 estão em UTI, sendo 38 confirmados e 1 suspeito.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 23% de leitos de enfermaria e 45% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 9 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 6 pacientes, o Hospital São Francisco tem 8 pacientes, o Hospital de Campanha tem 19 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 19 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado não registra nenhum paciente na data de hoje.

Do total de 61 internados, 33 são moradores de Araraquara e 28 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 10 estão em enfermaria e 18 estão em UTI.

Os 28 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (3), Boa Esperança do Sul (3), Descalvado (1), Fernandópolis (1), Guarapiranga (1), Leme (1), Matão (1), Porto Ferreira (1), Rincão (4), Santa Lúcia (1), São Carlos (9), Tabatinga (1) e Taquaritinga (1).

Araraquara registrou, até o momento, 564 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 34 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública no dia 7 de agosto.

A vacinação contra a Covid-19 avança em Araraquara. Já foram aplicadas, até o momento, 222.283 doses, sendo 156.053 da primeira dose, 60.289 da segunda dose e 5.941 de dose única.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.