SÃO CARLOS | Cidadania realiza as conferências livres de Assistência Social

No próximo dia 26 de agosto, de forma majoritariamente virtual em virtude da pandemia, o Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, realizam a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. O tema desse será “Assistência Social – Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Para ampliar o debate e favorecer o acesso da população, o Conselho e a pasta da Cidadania realizam as pré-conferências – eventos conhecidos como Conferências Livres – que serão realizadas durante toda essa semana (de forma presencial) nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) e nas Organizações da Sociedade Civil (OSC). Confira a programação:

10/08 – ACORDE – 9H;
10/08 – Nave Sal da Terra – 10h30;
10/08 – APAE – 14h30;
11/08 – Casa da Infância Estrela da Manhã – 9h;
11/08 – Projeto Madre Cabrini – 10h;
11/08 – CIEE – 10h;
11/08 – CRAS Santa Eudóxia – 14h;
11/08 – CREAS – 14h;
11/08 – Salesianos São Carlos – 14h30;
12/08 – Centro de Convivência do Idoso – Zavaglia – 9h;
12/08 – CRAS Cidade Aracy – 9h;
12/08 – CRAS São Carlos VIII – 13h30;
12/08 – Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta – 14h;
13/08 – Centro POP – 8h30;
13/08 – CRAS Pacaembu – 14h;
13/08 – CRAS Jockey Clube – 14h;

Serão garantidos pontos de apoio presencial nos serviços socioassistenciais públicos e nas Organizações da Sociedade Civil (OSC), para favorecer acesso aos usuários que quiserem participar das Conferências Livres.

Já na próxima quinta-feira (12/08), a partir das 14h, também será realizada uma Conferência Livre de forma virtual para garantir acesso a todo e qualquer cidadão do município na condição como usuário do sistema único de assistência social do município. Para participar dessa Conferência Livre virtual basta enviar um e-mail para conferencia.asocial@saocarlos.sp.gov.br com nome, CPF, endereço e telefone de contato. Após o cadastro o inscrito receberá o link para participar do evento.

De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, as Conferências Livres são importantes espaços para o diálogo entre usuários, trabalhadores e gestores. “São espaços para avaliação e de novas propostas para a Política de Assistência Social, com vista ao aperfeiçoamento e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social como um direito do cidadão e dever do Estado”.

Todo processo de elaboração, construção, orientação e condução dos trabalhos envolvidos na realização das Conferências Livres e da 13ª Conferencia Municipal de Assistência Social, vem sendo realizado pela Comissão Organizadora, composta por representantes das Organizações da Sociedade Civil e por profissionais da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com a rede socioassistencial, com apoio e colaboração da Câmara Municipal, Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão e da Secretaria Municipal de Comunicação.