SÃO CARLOS | Vacinação contra Covid em adolescentes com comorbidades a partir de 12 anos começa amanhã

A nova faixa etária começa a ser imunizada na segunda-feira, dia 23 de agosto

 

A Secretaria de Saúde de São Carlos informa que inicia na próxima segunda-feira (23/08) a vacinação contra a COVID-19 em adolescentes com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas a partir de 12 anos. O Departamento de Vigilância em Saúde também vai intensificar a vacinação da segunda dose.

As unidades fixas de saúde do Azulville e da Redenção, com atendimento das 9h às 15h, e as UBS’s do Santa Felícia, São José e do Cidade Aracy, com atendimento das 13h às 17h, estarão aplicando na próxima semana tanto a primeira dose para adolescentes como a segunda dose dos demais grupos. Para a primeira dose serão distribuídas 100 senhas e para a aplicação da segunda dose serão 200 senhas por dia.

Todas as terças e quintas-feiras permanece o horário estendido, das 16h às 19h, nas UBS’s do Cidade Aracy, Santa Felícia e Redenção. O horário especial é reservado para o atendimento de trabalhadores. Nesses locais é exigido a apresentação de crachá da empresa ou carteira de trabalho.  Para esse horário serão distribuídas 150 senhas diariamente por unidade para vacinação tanto da primeira como da segunda dose.

SOMENTE SEGUNDA DOSE

Nas unidades de saúde da família (USF’s) do Santa Angelina/Arnon, Zavaglia, Cruzeiro do Sul, Jockey/Guanabara, CDHU, Maria Stella Fagá com atendimento das 9h às 15h e no posto volante do Cidade Aracy (Igreja Guadalupe), com atendimento das 9h às 13h, somente será aplicada a segunda dose do imunizante com a distribuição de 200 senhas por dia. Os postos volantes com sistema drive-thru da FESC, na Vila Nery e no Shopping Iguatemi também estarão realizando exclusivamente a imunização de segunda dose com distribuição de 400 senhas por drive.

As pessoas que devem tomar a segunda dose da ASTRAZENECA até 30/08 já podem antecipar a imunização. Quem for receber a segunda dose basta levar documentos pessoais e a carteirinha de vacinação.

“Estamos ampliando os locais de vacinação exclusivos para a segunda dose em virtude do número alto de pessoas que precisam finalizar a imunização. Fora os faltosos, mais de 4 mil pessoas, para a próxima semana mais 5 mil precisam receber a segunda dose. Já o número de adolescentes com comorbidades é baixo”, explica Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

As unidades fixas que estarão aplicando tanto a primeira como a segunda dose, também permanecerão imunizando pessoas dos grupos anteriores (17 a 59 anos) com ou sem comorbidades, com deficiência permanente (física/sensorial/intelectual) com 18 anos ou mais, profissionais da educação, da saúde, motoristas e cobradores do transporte coletivo e idosos (60 anos ou mais).

Para fazer o cadastro basta acessar o www.vacinaja.sp.gov.br e preencher dados. Todos também devem imprimir e preencher formulário de vacinação disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa. O comprovante de endereço é obrigatório. Os adolescentes devem comparecer a vacinação acompanhado dos pais e levar preenchido  e assinado o termo de assentimento. No caso do relatório médico de comorbidades, o documento deve ser preenchido pelo médico que trata o paciente. A lista está no  link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/RelatorioComorbidades.