IBATÉ | Escola Municipal Julio B. Mendes celebra Folclore e a Família

O mês de agosto foi intenso na Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes”. Durante todo o mês o folclore e  a família foram temas desenvolvidos pelos docentes em parceria com a comunidade escolar. 

Quando se fala em folclore, imediatamente nos lembramos do Saci, Mula sem cabeça, Boitatá, Iara, Curupira  e outros, mas não podemos esquecer as brincadeiras, cantigas de roda, advinhas, trava-línguas, provérbios e  parlendas que fizeram parte da nossa infância e da nossa história. 

Para o diretor Alexandre Moraes Gaspar os alunos conheceram e/ou tiveram a oportunidade de relembrar  tudo isso de forma lúdica, com o resgate de algumas brincadeiras que os pais brincavam na infância, como  peteca, barangadã, telefone sem fio, amarelinha, nunca três entre outras, e que não são mais praticadas pelos  alunos fora do ambiente escolar, seja por falta de espaço, por causa das novas tecnologias entre outros  fatores. “Os professores trabalharam sobre a origem e algumas curiosidades sobre o folclore de forma  interdisciplinar, ou seja, os professores de sala (PEB I), o professor de Educação Física Christiano Anselmo  de Oliveira, o professor de música Fernando Henrique Vargas e a professora de informática Jordania Soares  Milore desenvolveram atividades com o objetivo de tornar o aprendizado mais atrativo e prazeroso para os  alunos”, ressaltou Gaspar. 

Para a coordenadora Andréia Ondina Campos Cunha essas tradições resistem ao tempo, ultrapassam  gerações e são preservadas até os dias de hoje. “Muitas manifestações folclóricas podem estar mais presentes  e praticadas em determinadas regiões em detrimento de outras. Essas variações ocorrem de acordo com as  influências, origens e costumes típicos locais”, destacou Andréia.  

Pensando na nova configuração familiar da sociedade, a Unidade de Ensino entende a necessidade de adaptar  as datas para atender todos os alunos em suas mais variadas situações pessoais. “As tradicionais  comemorações do Dia das Mães e Dia dos Pais geram bastante expectativa, comoção, mídia e apelos  comerciais, por isso a escola trabalhou o tema, assim o foco não são as mães e os pais apenas, mas toda a  família. É necessário ressaltar a importância da família no contexto escolar, celebrar essa instituição e  estabelecer parceria. Temos que pensar no todo para não constranger, já que alguns alunos moram com avós,  outros só com a mãe ou pai, enfim, precisamos entender a nova configuração das famílias”, relatou Gaspar. 

Para finalizar o diretor salientou que é gratificante ver o resultado do trabalho realizado por toda equipe  escolar. “Foi um mês mágico, com lendas, histórias, “causos”, entre outros. Vale destacar o empenho e  dedicação da coordenadora Andréia, de todos os professores e funcionários para oferecer atividades  diferenciadas, tornando o aprendizado mais atrativo e cativante para os alunos. Além dos nossos docentes  serem proativos, dedicados e empenhados em oferecer um ensino de qualidade, todos os funcionários  contribuem na construção do processo educativo. Eles têm atitudes que servem de exemplo positivo aos  educandos, contribuindo assim para uma melhoria nas condições socioeducativas dentro do ambiente  escolar. Sem a participação e colaboração dos funcionários da limpeza, da secretaria, dos inspetores, das  cozinheiras e das monitoras, nada disso seria possível”, concluiu Gaspar. 

A comunidade pode acompanhar o trabalho da Unidade de Ensino no Facebook  

https://www.facebook.com/E.M.JulioBenedictoMendes