PANDEMIA | Araraquara confirma mais uma morte e 26 casos por Covid

Araraquara registrou neste sábado, mais 26 casos positivos de coronavírus, o equivalente a 3,04 % de 853 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 8,91%, sendo 18 positivados de 202 amostras.

Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 651 testes no dia 27 de agosto, com 9 positivados.

Portanto, agora Araraquara tem 29.442 casos confirmados de Covid-19.

Do total de confirmados, 170 permanecem em quarentena e 28.697 já saíram. Aguardam resultado de exames 169 amostras.

Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir de acordo com o resultado do exame.

Hoje, 34 pacientes estão internados. Destes, 14 estão em enfermaria, sendo 12 confirmados e 2 suspeitos, e 20 estão em UTI; 18 confirmados e 2 suspeitos.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 18% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 5 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, o Hospital São Francisco tem 1 paciente, o Hospital de Campanha tem 11 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 16 pacientes.

Do total de 34 internados, 17 são moradores de Araraquara e 17 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 05 estão em enfermaria e 12 estão em UTI.

Os 17 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (1), Boa Esperança do Sul (2), Guarapiranga (1), Ibitinga (1), Motuca (1), Ribeirão Bonito (1), Rincão (2), Santa Lúcia (1), São Carlos (3), São Simão (1), Tabatinga (2) e Taquaritinga (1).

Araraquara registrou, até o momento, 575 óbitos decorrentes de Covid-19. O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 60 anos, sem comorbidades, que estava internada em hospital da rede pública desde o dia 02 de agosto. O óbito suspeito, que estava sendo investigado, foi descartado.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.