SÃO CARLOS | Somente pessoas agendadas se vacinarão a partir de sábado

O agendamento já está aberto para esta quinta e sexta-feira

 

O Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial da Secretaria de Saúde informa que a partir deste sábado (11/09) somente poderão receber a vacina contra a COVID-19 nos postos volantes com sistema drive-thru e nas unidades de saúde fixas, as pessoas que estiveram agendadas no sistema eletrônico.

Nesta quinta (09/09) e sexta (10/09) os drives já não vão atender pessoas que não estiverem agendadas. As unidades fixas básicas e de saúde da família vão priorizar as pessoas agendadas, porém nesta quinta e sexta, a unidade que não estiver com agendamento esgotado, vai orientar o usuário a fazer o cadastramento na hora para receber a imunização.

Para fazer o agendamento inicialmente é necessário acessar site http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/fila, fazer um cadastro, registrar uma senha, para depois acessar as opções de data, horário e locais para receber a imunização. Uma mensagem será enviada para o e-mail do usuário confirmando o agendamento. Se a pessoa não tiver o cartão SUS, pode fazer agendamento assim mesmo. Essa regra é válida também para quem deve receber a segunda dose da ASTRAZENECA, CORONAVAC ou PFIZER.

O agendamento para esta quinta-feira (09/09) e para sexta-feira (10/09) já está liberado tanto para as unidades fixas como para os postos volantes.

“Se o usuário for agendar dia e horário na unidade de preferência e não encontrar mais vagas, consulte vaga em outro local. Nesta quarta tivemos unidades com agendamento esgotado e outras com pouco mais de 80 pessoas agendadas. Se for necessário novos ajustes serão realizados”, informa Denise Braga, diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, lembrando que quem for receber a primeira dose deve fazer anteriormente o cadastro no Vacinaja.

A diretora ressaltou, ainda, que nos dois próximos dias as unidades fixas vão orientar quem não estiver agendado e, se possível, aplicar a vacina, mas a partir de sábado, dia 11 de setembro, isso não será mais possível. “Como colocamos o agendamento online para evitarmos longas e demoradas filas, não faz sentido continuarmos atendendo de outras maneiras, precisamos insistir para que a população faça o agendamento”.

Atualmente estão disponíveis as seguintes unidades e postos volantes para agendamento: Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Azulville, Redenção (9h às 19h), Cidade Aracy, Santa Felícia e Vila São José (13h às 19h); Unidades de Saúde da Família (USF’s) do Arnon de Melo/Angelina, CDHU, Cruzeiro do Sul, Zavaglia, Maria Stela Fagá e Jockey/Guanabara (9h às 15h) e postos volantes com sistema drive-thru da FESC (Vila Ney), Shopping Iguatemi e Paróquia Guadalupe (Cidade Aracy), das 9h às 13h.

CADASTRO

Para fazer a primeira dose é necessário fazer o cadastro no www.vacinaja.sp.gov.br e preencher os dados. O comprovante de endereço é obrigatório.

Os menores de idade desacompanhados devem apresentar o termo de assentimento preenchido e assinado juntamente com um documento pessoal do responsável legal que assinou o Termo. Adolescentes acompanhados pelo responsável devem portar o termo preenchido e documentos pessoais de ambos com foto e CPF. O termo de assentimento está disponível no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/TermoAssentimento-12a17anos.pdf.

Quem for receber a segunda dose basta levar documentos pessoais com foto, CPF e a carteirinha de vacinação.