IBATÉ | Escola Municipal “Bruna Esposito” realizou nesta semana o Projeto “Educação no trânsito”

A escola é um local de socialização onde as crianças começam a entender o seu papel na sociedade. Este processo também pode estar relacionado ao trânsito. As crianças são pedestres, passageiras, ciclistas, o que reforça a importância de incluí-las nesta ação educativa.

Ciente disso, a E.M. Bruna Esposito realizou de 20/09 a 24/09/2021 Projeto: “Educação no trânsito”, voltado à conscientização dos alunos e toda a comunidade escolar. Para o desenvolvimento do Projeto contamos com a colaboração da direção, coordenação, professoras, funcionárias e ainda o apoio da Guarda Municipal de Ibaté.

Joselaine Spilla, diretora da escola, comenta que como estratégia lúdica foram realizadas ações interativas reproduzindo situações vivenciadas no trânsito. ” Através dessas ações visamos oportunizar aos alunos a educação no trânsito para que aprendam seus direitos e deveres nos espaços públicos, ensinando os valores essenciais para a formação de um bom cidadão, contribuindo com os valores essenciais como: cordialidade, respeito mútuo, solidariedade e responsabilidade.” explicou.

No decorrer do projeto as famílias também foram orientadas através dos grupos de Messenger e nos horários de saída da escola. Reforçamos a importância do uso de cadeirinha de segurança, assento de elevação, cinto de segurança e o transporte de crianças no banco traseiro do veículo.

Por meio de projetos como este as crianças podem atuar como agentes educativos dentro do ambiente familiar, reproduzindo desde cedo a maneira correta de comportamento adequado no trânsito.