POLÍTICA | Frente Democrática de São Carlos organiza ato contra Bolsonaro no dia 2

A “Frente Democrática de São Carlos” se reuniu pela segunda vez no último dia 27 na sede do Centro do Professorado Paulista (CPP) com o objetivo de organizar o ato contra o presidente Jair Bolsonaro para o próximo dia 2 (sábado).

Em São Carlos, o ato será realizado às 9 horas na Praça do Mercado Municipal, com fala das lideranças partidárias, políticas e sindicalistas. Às 10 horas, uma caravana sairá de São Carlos rumo a São Paulo para o ato que deve ocorrer na avenida Paulista.

Estiveram reunidos no CPP representantes de dez partidos políticos, sindicatos, associações e parlamentares municipais. A proposta da Frente Democrática de São Carlos é reunir as forças contrárias ao governo Bolsonaro para impedir a “escalada do nazifascismo”, segundo o vereador Azuaite Martins de França (Cidadania), um dos articuladores da Frente.

“É fundamental que movimentos sociais, organizações, partidos, entidades e população em geral se mobilizem neste dia 2 em favor da democracia. Precisamos aumentar a pressão popular pelo fim de um governo do desemprego, da fome, inflação e morte de quase 600 mil pessoas”, registrou Azuaite

“É uma união de todos que acreditam na democracia”, destaca a vereadora Raquel Auxiliadora (PT). Para a parlamentar, este é um momento crucial de mobilização em favor da democracia e contra o governo Bolsonaro.

De acordo com as lideranças políticas que participaram da reunião, a Frente se inspira na mobilização suprapartidária ocorrida na década de 1980 pelo movimento Diretas-Já em prol da redemocratização do país.

O encontro no CPP desta segunda (27) reuniu representantes dos partidos Cidadania, PT, PSOL, PDT, MDB, PSDB, PSB, PSTU, Solidariedade, Consulta Popular, e entidades como Levante Popular da Juventude, Rede de Cursinhos Populares, Podemos+, DCE Livre – UFSCar, CAASO, DCE USP, Fórum Cultura na Pauta, Sindicato dos Metalúrgicos, APEOESP e o CPP.