
O são-carlense José Roberto Alves Fernandes esteve em Teresópolis RJ no último final de semana para exame de graduação e recebeu a tão sonhada faixa preta do Grão Mestre Yaron Liechtenstein 9⁰ Dan, sucessor do criador da arte marcial israelense. O exame aconteceu entre os dias 23 a 26 de setembro no “Castelo da Bukan”, sede de treinamento da Escola Bukan no Brasil, que foi inaugurado com esse grande evento, que contou com mais de 100 alunos e instrutores do Brasil, México, Espanha e Romênia.
Após dois anos de exames constantes, Fernandes foi convocado para quatro dias de treinamento intensivo e foi considerado apto a receber a faixa preta. Fernandes começou a aprender krav maga em 2013 com o primeiro instrutor que se estabeleceu na cidade, Marcelo Stephani que tem sua Escola na cidade de Araras e se dirigia a São Carlos todos os sábados para dar aulas. Após dois anos de prática, Fernandes se graduou como instrutor e assumiu as aulas no município.
Em agosto de 2016 depois de muito treinamento graduou para faixa azul, já em setembro de 2018 veio a faixa marrom, em um dos exames mais difíceis do Krav Maga, e finalmente em setembro de 2021 a faixa preta.
Na estrutura da Bukan, para se graduar numa faixa seguinte após o grau de instrutor, são necessários diversos cursos para a habilitação à faixa seguinte. Fernandes realizou 18 cursos oficiais da escola em diversos estados da federação. Em 2019 também se habilitou para o ensino do krav maga a crianças de 6 a 11 anos.
Em sua trajetória, Fernandes já formou dois instrutores: André Luiz (que mantém a Bukan em Araraquara) e Thyerre Ramazzi, com quem trabalha em conjunto em seu dojô em São Carlos.
Krav Maga é uma Arte Marcial Israelense para Defesa Pessoal, criada para transformar pessoas simples em guerreiros, que lutavam pela sua liberdade e sobrevivência.