ARARAQUARA | Tem “Bruxa Preta” na formação dos educadores das Oficinas Culturais

Professores passaram por formação na Biblioteca Mario de Andrade, com exibição e debate do espetáculo em vídeo-dança “Bruxa Preta em Re-tomada”

Nesta sexta-feira, 15 de outubro, os educadores das Oficinas Culturais Municipais participaram presencialmente de uma formação na Biblioteca Municipal Mario de Andrade, com as bailarinas Luzinete Silva e Sabrina Caetano, no período da manhã.

A exibição do vídeo-dança “Bruxa Preta em Re-tomada” e a roda de conversa contaram com Luzinete e Sabrina, ambas da equipe de “Bruxa Preta em Re-tomada”, abordando os processos que envolveram a produção do vídeo.  A atividade faz parte do projeto “Travessia cinematográfica de dança”, contemplado pelo Proac Fomento, sendo a atividade proposta uma contrapartida prevista no edital.

Luzinete Silva assina direção, coreografia, interpretação e argumento de “Bruxa Preta”, enquanto Sabrina Kelly foi a responsável pela assistência de direção e coreografia. Elas realizaram uma conversa com os educadores das Oficinas, compartilhando impressões sobre o processo de elaboração de “Bruxa Preta em Re-tomada – Travessia cinematográfica de dança”, expondo algumas referências artísticas e intelectuais.

“A proposta aqui foi olhar para os percursos criativos de construção da obra, para assim, apresentar aos oficineiros caminhos propiciados pela Dança, levantando questionamentos e reflexões acerca de pautas femininas decoloniais”, aponta Luzinete. “Nosso objetivo foi realizar uma formação livre para os profissionais educadores das Oficinas Culturais a partir dos temas pesquisados como referenciais de base para a obra. Foram compartilhadas experiências e aprendizados partilhados pela equipe de maneira individual e coletiva, tornando possível nosso olhar para a possibilidade de um entendimento de Dança enquanto dispositivo de aquilombamento nas mais diferentes encruzilhadas de criação”.

“Esse é o nosso presente aos educadores culturais em homenagem ao Dia dos Professores”, apontou a coordenadora das Oficinas Culturais Municipais, Rafaella Pucca.

 Fotos: Paulo Mantoanelli