CULTURA | São Carlos recebe o espetáculo infantil ‘Tic Tac Era uma vez’ neste sábado e domingo

Apresentação será online e gratuita, com tradução em Libras e legendas em inglês, dentro do projeto ‘O Tempo Mágico das Histórias’, que acontece também nas cidades de Araraquara, Franca, Piracicaba e São José do Rio Preto.

 

São Carlos e região recebem neste fim de semana o espetáculo infantojuvenil TiC TAC Era uma vez, da Cia. Vovó Cachola de Teatro. As apresentações serão neste sábado e domingo, de forma online e gratuita.

O espetáculo faz parte do projeto O Tempo Mágico das Histórias, que desde o dia 20 realiza também a oficina Brincadeiras Cantadas e Ritmadas, com objetivo de ajudar educadores, pais e demais interessados a desenvolverem brincadeiras para estimular a imaginação dos pequenos.

“A gente quer levar cultura para as crianças e também para os educadores. Principalmente, a cultura brasileira, que é o que a gente mais ama”, disse a atriz e produtora Anabrisa Tamaso, que fundou a Cia. Vovó Cachola, ao lado do também ator e produtor Edinho Souza.

“Com o espetáculo infanto-juvenil TiC TAC Era uma vez, a gente pretende convidar o público, as crianças, os pais, para viajar com a gente no tempo mágico das histórias. Porque, quando a gente escuta uma história, o tempo parece que passa diferente. E o espetáculo faz isso, a gente entra no tempo mágico a partir da vivência de algumas das histórias da nossa cultura popular brasileira”, continuou a atriz.

A peça terá duas apresentações em São Carlos, neste sábado, 30, e domingo, 31, sempre às 16 horas, com duração de 60 minutos. Antes e ao fim de cada exibição, o público poderá interagir ao vivo com os atores.

“A gente vai contar a história de como surgiu a noite, que é uma lenda indígena. Vamos contar também uma travessura do Saci, que é um personagem muito querido de todas as crianças. E no final, também, vai ter a história do espelho mágico. Tudo isso vocês conferem com a gente no espetáculo TiC TAC Era uma vez”, convida Anabrisa.

A indicação é para crianças entre 6 e 10 anos. E, apesar de direcionada às cidades da região de São Carlos, a exibição da peça no canal da Vovó Cachola no Youtube (https://www.youtube.com/c/VovocacholaArtBr) é aberta a todos os públicos e de qualquer lugar do planeta.

E não é exagero dizer que o mundo todo poderá acompanhar o espetáculo, já que a internet não tem limite e o audiovisual do espetáculo terá legendas em inglês. Ele também será inclusivo, com tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

O projeto O Tempo Mágico das Histórias é produzido pela Cia. Vovó Cachola e realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio das empresas Tonin Superatacado, Evasola, Varejão Irmãos Patrocínio, Tip Toey Joey e Estival Calçados.

Espetáculo TiC TAC Era uma vez

O espetáculo TiC TAC Era uma vez é inspirado nos contos Como Surgiu a NoiteO Saci e O Espelho Mágico, da coleção Estórias e Lendas do Brasil. A peça traz o sonho de embelezar o imaginário infantojuvenil com a vivência dessas histórias que fazem parte da encantaria popular brasileira.

Cia Vovó Cachola

A Vovó Cachola é uma companhia de teatro e produção cultural de Franca (SP) que, desde 2013, desenvolve um trabalho de estudos e pesquisas, voltado para a valorização da cultura brasileira, buscando contribuir para a formação da identidade cultural, democratização do acesso e educação à cultura. Os projetos e espetáculos realizados pela companhia já alcançaram um público acima de 22 mil pessoas.

SERVIÇO
Espetáculo TiC TAC Era uma vez
São Carlos: 30 e 31 de outubro, às 16h
Araraquara: 6 e 7 de novembro, às 16h
São José do Rio Preto: 13 e 14 de novembro, às 16h
Franca: 20 e 21 de novembro, às 16h
Onde: Canal da Cia Vovó Cachola no YouTube (https://www.youtube.com/c/VovocacholaArtBr)
Inscreva-se no canal e ative as notificações. As exibições serão únicas e os vídeos não ficarão disponíveis.
Duração: 60 min
Classificação: Livre