IBATÉ | Rede se reúne para capacitação do Serviço de Escuta Especializada 

Dando continuidade à capacitação dos profissionais que atuam na da Rede de Proteção  Municipal a Criança e Adolescente, referente à Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017),  profissionais de vários setores da administração pública municipal estiveram reunidos durante  o dia desta sexta-feira, 29, no Centro de Convivência da Melhor Idade de Ibaté.  

O tema do encontro foi o “Programa Gira Mundo”, que tem como objetivo o desenvolvimento  de condutas auto protetivas em crianças, com foco na prevenção da violência. A partir de  atividades lúdicas e interativas, as crianças participantes do projeto terão a possibilidade de se  apropriarem sobre seus direitos e deveres, a identificar situações de violência, bem como  identificar pessoas e instituições protetivas. Além disso, as crianças aprendem formas de pedir  ajuda no caso de violação de direitos. 

A responsável pela Assistência Social de Ibaté, Adriana Adegas Martineli conta que a  capacitação foi direcionada aos profissionais da Rede de Proteção Municipal Integral à Criança  e do Adolescente. “Essa capacitação foi ministrada pelo professor do Programa de Pós graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Alex Pessoa, tendo  como objetivo construir com os profissionais estratégias de prevenção, proteção e  enfrentamento aos diversos tipos de violência. Além disso, tivemos a oportunidade de  reforçar o protocolo de atuação padronizado para atendimento de crianças e adolescentes  testemunhas ou vítimas de violência.” 

Sobre a lei 

O Município tem se empenhado em cumprir a lei 13.431/17 que estabelece garantias de  direitos à crianças e/ou adolescentes vítima ou testemunha de violência. Dentre os  procedimentos indicados pela lei, um deles é o da Escuta Especializada, realizada por  profissionais da rede de proteção e com objetivo de proteger a criança e adolescente. A nível  judiciário, existe o Depoimento especial, atividade exercida por equipe própria do Tribunal de  Justiça.

[su_image_carousel source=”media: 78229,78228,78227″ slides_style=”photo” controls_style=”light” crop=”none” spacing=”no” align=”center” dots=”no” random=”yes”]