ALERTA | Câncer de próstata: tudo o que você precisa saber

O câncer de próstata é caracterizado pela multiplicação desordenada de células da próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga. A doença é considerada a mais comum nos homens brasileiros, excluindo o câncer de pele não melanoma.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados mais de 65 mil novos casos no Brasil. A incidência é maior em homens acima dos 65 anos, somando 75% dos diagnósticos em todo o mundo.

Fatores de risco

A idade é considerada um importante fator de risco, já que muitos casos são em homens acima dos 50 anos de idade. Outro ponto importante é o histórico familiar. Casos de câncer de próstata na família, principalmente em parentes de primeiro grau, como pai ou irmão, antes dos 60 anos, também deve ser considerado fator de risco.

Sintomas

Os casos diagnosticados precocemente não apresentam sintomas. Estes são os casos com maior chance de cura com o tratamento.

Prevenção

Como os principais fatores de risco para a doença estão ligados a fatores genéticos e idade, não é possível falar em prevenção da doença. O que se recomenda é o rastreamento com exames de toque retal e PSA para, dessa forma, diagnosticar precocemente a doença, aumentando muito as taxas de cura.

A orientação é que os homens procurem um urologista a partir dos 50 anos, mesmo sem aparecimento de sintomas. Pacientes que tenham histórico de câncer de próstata na família, principalmente em parentes de primeiro grau, devem ir ao médico um pouco mais cedo, aos 45 anos.

Tratamento

As terapias disponíveis são vigilância ativa, radioterapia, quimioterapia, braquiterapia, cirurgia e até mesmo a associação de diferentes práticas terapêuticas. A escolha do tratamento varia de acordo com a avaliação individualizada de cada caso feita pelo profissional, levando sempre em consideração as chances de cura e a busca pela qualidade de vida de cada paciente.

Diagnóstico

O diagnóstico de câncer de próstata é realizado por meio da biópsia da próstata, que é indicada quando há aumento dos valores de PSA (Antígeno Prostático Específico), uma enzima produzida pela próstata, e/ou toque retal alterado.

Outros exames também podem ser solicitados pelo profissional para complementar o diagnóstico.

Serviço

O Hospital Amaral Carvalho, referência no tratamento oncológico, mantém desde 2000 o Programa de Prevenção do Câncer de Próstata, que presta atendimento à população de Jaú e região durante todo o ano, por meio de agendamento, gratuitamente. O serviço visa conscientizar sobre a importância de realizar os exames regularmente para detecção da doença precocemente.

Para informações, entre em contato pelo (14) 3602-1191.