ARARAQUARA | Prefeitura e comerciantes da Rua Carlos Gomes estabelecem acordo

Parceria visa reduzir os problemas ocasionados por frequentadores dos bares localizados nas proximidades da Uniara

 

Na tarde do último sábado (30), foi realizada uma reunião na sede do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Araraquara e Região (SinHoRes) que contou com a participação de representantes da Prefeitura de Araraquara, estabelecimentos comerciais, Sala do Empreendedor e segurança pública. Na ocasião, foi consolidado um acordo entre as partes com o propósito de estabelecer regras que minimizem os problemas ocasionados com frequentadores dos bares localizados nas proximidades da Rua Carlos Gomes (Rua 6) com a Avenida Dom Pedro II, no Centro.

Ao longo das últimas semanas, após a reclamação de moradores da região, algumas operações foram realizadas em conjunto pela Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Trânsito e fiscais da Vigilância Sanitária e Posturas para reforçar a cobrança do cumprimento das regras sanitárias e a questão da perturbação do sossego público.

Segundo as normas da proposta apresentada pelas autoridades e aceita pelos comerciantes, ficou definido que nas quintas e sextas-feiras não será permitido colocar mesas e cadeiras nos passeios públicos como calçadas e ruas. O horário de atendimento dos estabelecimentos será até as 23 horas com portas abertas, com tolerância até no máximo meia-noite para o encerramento das atividades presenciais. Em nenhuma circunstância será permitido ultrapassar o estacionamento com clientes após a meia-noite.

Damiano Neto, vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, explica que, a princípio, será uma força-tarefa com o apoio de todos para amenizar todas as irregularidades. “Foi uma reunião bastante proveitosa. Nosso governo é marcado pelo diálogo e pela construção. Teremos uma ação muito positiva para tentar auxiliar todas as partes, que se comprometeram a colaborar”, explicou.

Além de Damiano, a reunião contou com a presença do coronel João Alberto Nogueira Junior (Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), Alexandre Pomponi (coordenador executivo de Segurança Pública), Guilherme Berghe Leite (gestor de Projetos), William Molina (presidente do SinHoRes) e José Carlos Cardozo (diretor do SinHoRes). Já os estabelecimentos comerciais que tiveram representantes presentes no encontro foram Mestre Tchay, Nagano, Theodoro Burguer, Japa Açaí Cafeteria, Distribuidora República do Gole, Bar TCC, Chocotânia Araraquara e Tabacaria Los Narguileiros. Não compareceram os representantes do Bora Bora, Bar do Meio e Dona Nita.