GERAL | Hospital Amaral Carvalho recebe livro escrito por adolescentes voluntários

Obra propõe um novo significado do tratamento do câncer e promove identificação às crianças que estão enfrentando essa fase

 

Cinco adolescentes de Lençóis Paulista escreveram o livro “Lucas e Cecília no Mundo das Maravilhas”, doado ao Hospital Amaral Carvalho (HAC) para distribuição às crianças em tratamento oncológico.

A obra é uma releitura de “Alice no País das Maravilhas”, e os personagens principais são Lucas e Cecília, ambos diagnosticados com leucemia.  Ao decorrer da história, os protagonistas passam por situações que os ensinam a ressignificar o tratamento.

De acordo com Maria Eduarda Leda Lopes (18), idealizadora do livro e voluntária da Rede do Câncer de Lençóis Paulista, a ideia era produzir algo que representasse as crianças em tratamento oncológico, para que houvesse identificação. “O objetivo é levar outra perspectiva para esses pacientes, sem um olhar de dó, mas, de força.” Além de Maria Eduarda, Ludmila Ferreira (também voluntária da Rede), Yasmin de Andrade, Bruno Salafinos e Isadora Ferraz são escritores do livro.

Maria Eduarda explica que o projeto começou durante a pandemia e a intenção era evitar que o tema continue sendo um tabu. “Sempre tive o sonho de conhecer a ala de oncologia infantil de grandes centros, como o Hospital Amaral Carvalho. E queríamos algo que chegasse até o hospital, até essas crianças, para mostrar que o diagnóstico é apenas uma vírgula, ainda tem muito para ser escrito depois na vida dos pacientes”, ressalta.

O projeto conta ainda com o apoio de Lorena Reginato, jauense conhecida após compartilhar sua história durante o tratamento de um câncer em seu canal no Youtube chamado Careca TV.

O José Carlos Lopes de Jesus Filho (13) recebeu sua edição e já começou a ler. “Eu gosto de histórias em quadrinhos e achei legal falar sobre o tratamento. Gostei também de fazer as atividades”, conta. O HAC recebeu 200 exemplares do livro, que conta com caça-palavras, desenhos para colorir, jogo dos sete erros e mensagens aos pacientes.

Distribuição

Foram produzidas três mil cópias que serão distribuídas para hospitais oncológicos e 500 estarão disponíveis para compra na Rede do Câncer de Lençóis Paulista – telefone para informações (14) 3436-1447.