IBATÉ | Saúde convoca faltosos para concluir esquema de vacinação contra a Covid-19

Dados divulgados pelo site Vacivida – do governo estadual – nesta quarta-feira, 10 de novembro, mostram que mais de 4,2 mil pessoas não retornaram às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para receber o reforço da vacina contra a Covid-19, na cidade de Ibaté. Desse total, mais de 3,4 mil pessoas não tomaram a 2ª dose e 801 ainda não tomaram a 3ª dose de reforço.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal de saúde, informa que a imunização só pode ser considerada efetiva, após a aplicação da segunda dose. “Estamos suplicando para que essas pessoas compareçam às UBSs Jardim Cruzado, Jardim Icaraí e Popular, para completar o esquema vacinal”, alertou. “Quem tomou apenas a primeira dose não está imune da doença”, completou.

A secretária ressalta que ter a população vacinada com as duas doses é importante para o controle da circulação do vírus, principalmente neste momento em que se avizinha as festividades de final de ano. “Procurem uma das UBSs, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e se vacinem. Vamos se proteger e resguardar nossos familiares”, pediu.

De acordo com estudos e comprovações científicas, a vacina não impede que o imunizado contraia o vírus, porém, inibe as formas mais graves da doença que podem evoluir para um quadro de extrema gravidade ou até de morte. “Só com a segunda dose, que a pessoa fica mais protegida contra a Covid-19, e contribui com a redução da circulação do vírus na nossa cidade”, afirma Elaine.

A vacinação contra a Covid-19 continua sendo realizada em pessoas acima de 12 anos completos sem comorbidades; 2ª dose agendada em Carteira de Vacinação[observar a data neste documento]; antecipação da 2ª dose da vacina Pfizer [O intervalo da segunda dose para pessoas acima de 18 anos foi reduzido para 21 dias da data agendada em Carteira de Vacinação]; dose extra para idosos acima de 60 anos [com intervalo de seis meses a partir da segunda dose]; e imunossuprimidos com mais de 18 anos que tenham tomado a última dose do esquema vacinal (2ª dose ou dose única) há pelo menos 28 dias.

Para receber a segunda dose da vacina não há necessidade de agendamento, basta levar a carteira de vacinação, CPF e documento com foto.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que aprova a eficácia e aplicação dos imunizantes no país, se uma determinada vacina prevê duas aplicações, significa que as duas doses são necessárias para fortalecer o sistema imunológico, deixando a pessoa mais preparada para enfrentar um possível combate ao vírus do Covid-19.

Elaine lembra que, atualmente, Ibaté não possui nenhum caso ativo da doença e que apenas um paciente aguarda resultado de exame em isolamento domiciliar. “Dos 4.186 casos confirmados desde o primeiro confirma aqui na nossa cidade, 4.086 já se recuperaram totalmente da doença e, infelizmente, tivemos um total de 100 óbitos”, divulga a secretária.

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça o pedido para que todos continuem utilizando máscara de proteção facial, álcool em gel e respeitem o distanciamento social. “Essa é a melhor forma de prevenir a disseminação do Coronavírus na nossa cidade”, finaliza Elaine.