SÃO CARLOS | Saae inicia substituição da rede de abastecimento de água da Rua Dona Alexandrina

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos já iniciou a substituição da rede de distribuição de água da rua Dona Alexandrina, no trecho compreendido entre a avenida Trabalhador São-carlense e a rua Jesuíno de Arruda. Serão substituídos aproximadamente 5.000 metros de rede de água e 277 ligações domiciliares.

“As redes da região central possuem mais de 70 anos e foram construídas com materiais que sofreram muito desgaste com o passar do tempo. As substituições ocorrerão de forma gradual, com priorização das redes de distribuição que possuem maior índice de reparo por vazamento”, informa Benedito Marchezin, presidente do SAAE.

Na execução dos trabalhos está sendo empregado o Método Não Destrutível (MND), utilizando técnica de perfuração direcional, com considerável diminuição na necessidade de abertura de valas e recortes no asfalto, tudo para reduzir intercorrências na região central. Outra inovação é a utilização de tubos maiores em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) com solda em termofusão, proporcionando maior resistência, durabilidade e facilidade de instalação às novas redes públicas. A expectativa é que a tecnologia praticamente elimine os futuros problemas de vazamento na rede.

O custo global da obra é de R$ 528.828,92, com prazo estimado de conclusão de 4 meses. Do valor, 34% será suportado por recursos próprios do SAAE e 66% a partir de projeto aprovado junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), com repasse ao município sem a necessidade de reembolso ao órgão estadual.

A obra marca o início das melhorias que constam do planejamento do SAAE para os próximos anos e tem como objetivo principal a redução dos índices de perdas de água no município, além de garantir a regularidade e qualidade na distribuição de água potável à população.

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 0800 300 15 20.  A ligação é gratuita.