COVID-19 | Prefeitura de Ibaté cria o Ônibus da Vacinação Itinerante em busca dos atrasados

Com o objetivo de ir em busca da população que está com doses da vacinação atrasadas, a Prefeitura de Ibaté – através da da Secretaria Municipal de Saúde – criou o Ônibus da Vacinação Itinerante contra Covid-19.

A ação teve início na semana passada, quando a equipe da Saúde visitou todas as escolas da rede estadual de Ensino, em busca dos alunos de 12 a 17 anos que estavam com esquema vacinal em atraso.

A ETEC (Escola Técnica Estadual) de Ibaté (Centro Paula Souza) foi a primeira unidade escolar que recebeu a visita dos profissionais. No dia 29 de novembro, os alunos das escolas Edésio Castanho e Fulvio Morganti foram imunizados; na quarta-feira (01), a equipe de saúde visitou a escola Segundo Carlos Lopes; na quinta-feira (02) foi a vez das escolas André Donatoni e João Jacinto Nacimento; e a Orlando da Costa Telles recebeu o Ônibus Itinerante na sexta-feira, 03 de dezembro.

O Ônibus tem o objetivo de dar maior ênfase e chamar a atenção da população para a vacinação contra a Covid-19. Trata-se de mais uma estratégia da Prefeitura de Ibaté para localizar e imunizar os munícipes e, principalmente, diminuir o número de faltosos.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, explica que a partir dessa semana, o Ônibus Itinerante visitará cada dia um bairro diferente, a partir das 9h. “Dentro do veículo está uma equipe totalmente capacitada e preparada para aplicar os três tipos de vacina, de acordo com Cartão de Vacinação de cada cidadão”, explicou.

Ela ressalta que a ação teve início pelos bairros Jardim América e Esfer. “Nosso ônibus permaneceu estacionado no pátio da Academia Municipal e assim acontecerá nos próximos dias. Teremos um carro de som passando nas ruas dos bairros, propagando o local em que o Ônibus estará estacionado para que a população possa se vacinar”, afirmou.

Podem receber a vacina pessoas com 12 anos ou mais. Já a dose adicional (terceira dose) pode ser aplicada em pessoas com 18 anos ou mais que tomaram as duas doses há pelo menos quatro meses.

Segundo o site Vacinômetro do governo estadual, até a tarde desta segunda-feira, Ibaté já havia aplicado um total de 56.046 doses, sendo 27.110 de primeira dose, 25.066 de segunda dose, 1.019 de dose única e 2.851 doses de reforço. o que representa 11,19% da população geral. O site mostra que a cidade possui 73,54% da população com ciclo vacinal completo.