IBATÉ | Cidadão é flagrado descartando lixo doméstico e leva multa de R$ 581,80

Com o objetivo de coibir o descarte irregular de resíduos sólidos domésticos [lixo comum] em área urbana e nas imediações, a equipe de Fiscalização Municipal e a Guarda Civil Municipal de Ibaté, têm intensificado as patrulhas por toda a cidade.

Porém, na noite da última sexta-feira, dia 17 de dezembro, a equipe da GCM acabou flagrando um cidadão que realizava o descarte irregular de lixo doméstico, em um terreno localizado no Jardim Cruzado.

Prontamente, ele foi autuado e qualificado, em cumprimento do Artigo 109, Inciso IV da Lei Municipal nº2.394/08, onde, posteriormente, acabou sendo multado pelo serviço de Fiscalização Municipal.

O comandante da GCM, Vitor Reis, explica que a prefeitura disponibilizava uma caçamba no local, porém, por conta da reclamação de vários cidadãos que moram naquelas imediações, a caçamba acabou sendo retirada. “As pessoas não respeitavam a finalidade da caçamba, e estavam jogando lixo doméstico e ateando fogo, quando a caçamba servia para o descarte de entulhos e inservíveis”, explicou. “Recebemos diversas denúncias e dessa vez acabamos flagrando o cidadão”, completou.

Pedro Marques Dea, Chefe da Fiscalização relata que o objetivo é acabar com o descarte irregular em lugares inapropriados. “O cidadão flagrado ou identificado, que estiver jogando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos, de acordo com o Código de Postura do Município, é qualificado e multado no valor de R$581,80”, destacou.

A população deve ajudar na fiscalização. “Solicitamos para que a população nos ajude a fiscalizar essa péssima prática. As denúncias de descarte irregular de lixo e entulhos podem ser feitas no 153 [24 horas] ou no 3343.9800 ramal 2054, de segunda a sexta-feira”, orienta o chefe da Fiscalização.

A Prefeitura aproveita para solicitar que os munícipes descartem o lixo pesado e o entulho obrigatoriamente nas caçambas de coleta disponibilizadas, uma vez que, a coleta dos resíduos domésticos em dias alternados durante a semana pelo caminhão de lixo.

Confira os dias da coleta de lixo doméstico no seu bairro:

• SEGUNDA, QUARTA E SEXTA – Jardim Encanto do Planalto [Esfer]; Jardim América; Jardim Cruzado I e II; Jardim Primavera; Residencial José Giro; CDHU I e II; Jardim Menzani; Jardim do Bosque; Jardim Icaraí; Jardim Nossa Senhora Aparecida; e Jardim Mariana I e II;

• TERÇA, QUINTA E SÁBADO – Encanto do Planalto I e II; Jardim Nosso Teto (Popular); Jardim São Benedito; Residencial Mariana; Vila Bandeirante; Santa Terezinha; Vila Tamoio; Jardim Domingos Valério; Jardim das Palmeiras II; Residencial Jequitibá; e Distrito Industrial I;

• SEGUNDA À SÁBADO – Centro; e Distrito Industrial II;

• QUINTA-FEIRA – Banco da Terra I e II.