GERAL | Comunicado Público da Unimed São Carlos
A Unimed São Carlos vem a público esclarecer que está tomando todas as medidas necessárias para minimizar os efeitos da alta procura nos Prontos Atendimentos (PA) registrados nos últimos dias, em razão do momento difícil que estamos passando pela pandemia da Covid-19 e da epidemia da Influenza. Entre as ações já tomadas, estão o aumento do número de plantonistas, mudança de fluxo e maior agilidade nos atendimentos, sendo que outras estão em vias de implantação.
Os casos de procura de atendimento na Unimed São Carlos por Síndrome Respiratória saltaram de 128 em 26/12/2021, para 177 em 1/1/2022 e 260 no dia de ontem (2/1). Somente em relação à Covid-19, o número de casos positivos saltou de 8, registrado em 23/12/2021, para 48 no dia 30/12. Ontem (2/1), foram confirmados 37 casos positivos. Com as festas de final de ano e pela sazonalidade da Influenza, esses números tendem a aumentar nos próximos dias e, acreditamos, que somente não estão piores pelo avanço da vacinação.
Neste momento crítico que estamos passando, solicitamos a todos a ênfase na higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social. Os Prontos Atendimentos devem ser procurados somente em casos mais graves, e somente com, no máximo, um acompanhante por paciente, e deve ser priorizada a procura por consultórios para evitar aglomerações. Além disso, quem ainda não se vacinou ou não tomou a segunda dose ou a dose de reforço deve procurar imediatamente os locais de vacinação.
Também alertamos que fotos, imagens e áudios nos ambientes internos das unidades da Unimed São Carlos são proibidos visando a preservação da segurança dos nossos colaboradores e dos demais pacientes.
Contamos mais uma vez com a colaboração de todos neste cenário crítico.