IBATÉ | Secretaria da Saúde recebe 190 doses da vacina pediátrica da Pfizer

Vacinação infantil será realizada a partir da próxima quarta-feira, dia 19 de janeiro, apenas nos PSF’s Jardim Icaraí e Jardim Cruzado I

 

A cidade de Ibaté recebeu neste domingo, dia 16 de janeiro, 190 doses da vacina pediátrica da Pfizer, contra a Covid-19, destinadas a crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI), nesta primeira etapa da campanha de vacinação infantil, crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas terão prioridade.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, explica que a lista das comorbidades foi definida pelo Ministério da Saúde. “Pais e responsáveis precisam apresentar nos postos de vacinação comprovantes como exames ou qualquer prescrição médica”, contou. “Os cadastros já existentes nas Unidades Básicas de Saúde também poderão ser utilizados para a vacinação”, completa.

O Governo de São Paulo também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. “O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações”, lembra Elaine.

Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, dia 17 de janeiro, a Secretaria da Saúde de Ibaté definiu que vacinação infantil será realizada a partir da próxima quarta-feira, dia 19 de janeiro, apenas nos PSF’s Jardim Icaraí (localizado na esquina das ruas Orestes Del Ponte e Augusto Boni) e Jardim Cruzado I (localizado na esquina das ruas Benedito Barreto e Borborema). “A recomendação do Estado é para que a vacinação das crianças seja realizada em locais diferentes daqueles que estão vacinando os adultos para que não ocorra nenhum tipo de erro na aplicação das vacinas em crianças”, explicou Elaine.

O horário da vacinação infantil será das 9h às 15h nos dois PSF’s, de segunda a sexta-feira.

Lista de comorbidades do Ministério da Saúde:

Insuficiência cardíaca
Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e pericardiopatias
Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas
Próteses e implantes cardíacos
Talassemia
Síndrome de Down
Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
Anemia falciforme
Obesidade mórbida
Cirrose hepática
HIV