IBATÉ | Testagem rápida de Covid-19 passa a ser realizada apenas para grupo de risco

Pacientes sintomáticos que não são do grupo de risco terão coleta de RT/PCR enviados ao Instituto Adolfo Lutz

 

Assim como tem acontecido nas grandes capitais, a Prefeitura de Ibaté informa que a partir desta terça-feira (18), passou a priorizar a testagem rápida de Covid-19 apenas para pessoas do grupo de risco.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o diagnóstico para os pacientes sintomáticos que não são do grupo de risco agora será realizado através da coleta de exame RT/PCR e enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em Ribeirão Preto, após avaliação médica. “O exame deve ser coletado já no primeiro dia de sintomas e enviado ao IAL”, explica Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde.

A mudança se deu por conta do alerta de entidades que representam serviços de saúde sobre a possibilidade de desabastecimento de testes de Covid-19. Uma pesquisa recente aponta que 92% dos laboratórios consultados tiveram um aumento de 100% na demanda por testes nos últimos dias, enquanto 22,5% dos laboratórios relatam ter estoque de testes para até 21 dias.

“Estamos vivendo um apagão de material. Há um ano atrás, o Sindhosp também previu e começou a fazer enquetes sobre a falta de oxigênio e a falta de materiais para a Covid-19. Está fazendo com que as entidades prevejam o uso racional dos kits, para poder ampliar por mais tempo o uso para quem mais precisa”, afirmou o coordenador do comitê de laboratórios do Sindhosp, Luiz Fernando Ferrari, que defendeu adotar um uso racional dos testes.

O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, afirma que já orientou a Secretaria Municipal da Saúde adquirir a quantidade necessária de testes. “Não temos problemas de ordem financeira e sim a falta desses testes no mercado. Ainda temos uma quantidade razoável para atender a população que tem mais risco de sofrer, ser hospitalizada e ter problemas maiores com essa doença, mas dependemos dos fabricantes”, disse.

Pertencem ao grupo de risco: gestantes e puérperas;indivíduos com comorbidades;profissionais de saúde;população em situação de rua; crianças; idosos; e portadores de necessidades especiais.

Há grande demanda por testes de Covid-19 também nas farmácias. Em uma drogaria na Avenida São João, os funcionários informaram que a procura por testes rápidos aumentou significativamente nos últimos dias. “Criamos uma central de agendamentos e estamos realizando de 20 a 30 testes por dia, porém, esse agendamento deve ser diminuído devido à falta de testes”, explicou a funcionária.