IBATÉ | Cronograma de vacinação das crianças de 6 a 11 anos teve início nas escolas Vera Trinta e Brasilina Ianoni

Teve início nesta segunda-feira, dia 24 de janeiro, a vacinação infantil das crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades, contra a Covid-19. Neste primeiro dia, 150 crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades receberam a primeira dose da vacinação.

O cronograma foi definido entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e Cultura, na semana passada, durante uma reunião entre as secretárias municipais Elaine Sartorelli Breanza (Saúde) e a vice-prefeita Ivani Almeida da Silva (Educação e Cultura).

Para facilitar a vacinação, a Secretaria Municipal da Educação disponibilizou duas escolas municipais: a Vera Trinta, no Jardim Icaraí, e a Brasilina Teixeira Ianone, no Jardim Cruzado.

Acompanhado de seus pais e/ou responsáveis, nesta segunda-feira foi a vez das crianças de 9 a 11 anos tomarem a primeira dose da vacina Coronovac, que foi distribuída pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde. Além da Carteira de Vacinação – distribuída pelo governo estadual – a criançada recebeu das mãos das enfermeiras, um ‘Certificado de Coragem’ após a vacinação.

A imunização seguirá nesta terça-feira, 25, onde serão vacinadas as crianças a partir dos 7 anos de idade e na quarta-feira, 26, em diante, será a vez das crianças a partir dos 6 anos de idade. Todos os dias, a vacinação acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 16h, nas duas escolas municipais.

Elaine comenta que essa divisão ocorre para não haver muita aglomeração e até mesmo separar as doses infantis das adultas. “É mais uma segurança aos profissionais da Saúde, bem como, às nossas crianças, durante o processo de imunização. Com o apoio da Educação e Cultura, conseguimos fazer essa divisão”, relatou.

Segundo contou Ivani a sua pasta também realizou um levantamento do número de crianças aptas a tomarem a primeira dose da vacina. “Na nossa rede municipal de Ensino, temos cerca de 2,5 mil crianças, de 6 a 11 anos, que são contempladas na faixa etária da primeira dose da vacina”, afirmou.

Para tomar a primeira dose da vacina, as crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades, devem estar acompanhadas dos pais, porém, caso não seja possível, elas deverão estar com um responsável e precisarão apresentar o Termo de Assentimento, que poderá ser retirado no próprio posto de vacinação, preenchido e assinado pelos pais, além de comprovante de residência, CPF e documento com foto.

Crianças com comorbidades

Elaine ressalta que as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas, continuam sendo imunizadas nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardim Icaraí e do Jardim Cruzado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. “Nossas equipes tem realizado o monitoramento dessas crianças com comorbidades que já foram vacinadas e, até o momento, não tivemos nenhuma notícia de efeitos colaterais ou qualquer outro tipo de intercorrência”, finaliza a secretária.

Pré-cadastro

O Governo de São Paulo também recomenda o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para a campanha infantil. “O preenchimento do formulário digital é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos postos, evitando filas e aglomerações”, lembra Elaine.

Para cadastrar os filhos, pais e responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário. Se o processo não puder ser feito pela internet, os pais não precisam se preocupar, pois o cadastro completo poderá ser feito presencialmente nas unidades de vacinação.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO INFANTIL:

CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS SEM COMORBIDADES:

  • Terça-feira, 25: Crianças de 07 a 11 anos
  • Quarta-feira, 26, em diante: Crianças de 06 a 11 anos

Locais:

  • Escola Municipal Vera Trinta (Rua Orestes Del Ponte, 462, Icaraí)
  • Escola Municipal Brasilina Teixeira Ianone (Rua Boa Esperança do Sul, 300, Jardim Cruzado)

Horários: das 9h às 12h e das 13h às 16h


CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM COMORBIDADES, DEFICIÊNCIA, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS:

Segunda a sexta-feira

Locais:

  • PSF Jardim Icaraí ((localizado na esquina das ruas Orestes Del Ponte e Augusto Boni)
  • PSF Jardim Cruzado (localizado na esquina das ruas Benedito Barreto e Borborema)

Horário: das 9h às 15h