SÃO CARLOS | Guarda Municipal recebe oito Armas Spark novas

A Guarda Municipal de São Carlos recebeu nesta quarta-feira (26/01), oito novos equipamentos elétricos incapacitantes (SPARK), dispositivo elétrico que emite pulsos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor, pelo agente da lei.

A entrega aconteceu na sede da Guarda Municipal pelo secretário de Segurança Pública, Samir Gardini e pelos vereadores Bruno Zancheta e Professora Neusa que repassaram emendas parlamentares no valor de R$ 20 mil cada uma para a aquisição das armas não letais.

“A destinação dessa emenda é o reconhecimento da importância da corporação. Acredito ser primordial a atenção do poder público com a Guarda Municipal, valorizando a carreira dos agentes, estruturando a instituição com equipamentos modernos e aumentando o efetivo. A nossa GM é reconhecida em todo o estado pela excelência do seu trabalho”, disse a vereadora Professora Neusa.

Para o vereador Bruno Zancheta é muito gratificante poder contribuir com a Guarda Municipal que presta um serviço de excelência. “Sempre ouvi as reivindicações dos agentes e coloco o meu mandato à disposição da corporação. Entendemos que saúde, segurança e educação são eixos fundamentais para a qualidade de vida da população”.

De acordo com Michel Yabuki, comandante da GM, a utilização dos equipamentos reforça o serviço de prevenção e repressão juntamente aos demais órgãos de segurança no combate à violência e criminalidade. “Já tínhamos 30 equipamentos elétricos incapacitantes, porém 12 já são muito antigos, por isso essas novas armas são muito importantes para que os agentes se protejam e assim possam proteger a população”, afirmou Yabuki.

Samir Gardini, secretário de Segurança Pública, agradeceu o apoio dos vereadores e do prefeito Airton Garcia e disse que os equipamentos são necessários para a proteção individual dos agentes. “A Guarda Municipal continua sendo estruturada, trabalhamos na parte de logística e de infraestrutura. Além da aquisição de novos carros, novas motocicletas, rádios, uniformes, coletes balísticos, armamentos, estruturação do Canil sempre são necessários investimentos em equipamentos de segurança, por isso essa entrega é muito importante”, explicou Gardini lembrando que já está sendo licitada nova uma camionete com recursos da Prefeitura e outras duas devem ser repassas pelo Estado.

A Guarda Municipal também vai receber em breve uma remessa de berretas, pistolas semiautomáticas de ação dupla, sendo a única que emprega um sistema de bloqueio retardado de recuo curto e deslizamento aberto, que proporciona um tempo de ciclo mais rápido e oferece precisão e confiabilidade.