SAÚDE | Araraquara terá “Dia D” da vacinação infantil

“Faremos uma grande força-tarefa para vacinar as crianças no final de semana”, assegura Eliana Honain

 

A Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará neste final de semana a ação denominada “Dia D” da vacinação infantil. O plantão destinado a esse público será no sábado, 29 de janeiro, das 8h às 15h, e no domingo, 30 de janeiro, das 8h às 12h. As unidades de saúde utilizadas serão divulgadas após reunião agendada para esta quinta-feira (27).

A secretária de Saúde, Eliana Honain, comentou sobre a importância da ação. “O Dia D está sendo estruturado no município de Araraquara para poder dar vazão à grande demanda que temos para as nossas crianças serem vacinadas. O objetivo é facilitar para toda a população, que terá acesso a vários polos, já que quase a totalidade das unidades de saúde estarão fazendo essa vacinação. Será feita no sábado e no domingo de manhã, para facilitar para os pais que trabalham e têm compromisso, e mesmo para as crianças que já iniciaram o ano letivo. É extremamente importante essa ação e as pessoas podem aguardar que nós faremos uma grande força-tarefa para vacinar as crianças no final de semana”, assegurou.

Vale destacar que a vacinação para crianças de 5 anos a 11 anos, sem comorbidades, teve início na última terça-feira, dia 25 de janeiro. As crianças com 5 anos sem comorbidades são vacinadas com o imunizante Pfizer, enquanto as crianças de 6 a 11 anos recebem a Coronavac. Na semana anterior, a Secretaria de Saúde havia iniciado a vacinação em crianças com comorbidades, que estão recebendo o imunizante Pfizer.

Os polos de vacinação infantil utilizados durante a semana são as unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é das 8 às 15 horas. Recomenda-se que estejam acompanhadas por adulto responsável ou apresentem termo de assentimento. Para a vacinação das crianças, é necessária a apresentação do RG, certidão de nascimento ou documento com foto do responsável.

Vacinação de adultos

A vacinação contra a Covid-19 para o público adulto também terá vacinação no sábado (29), das 8h às 16h. Durante a semana, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira no drive thru do Cear, também das 8 às 16 horas. O atendimento de segunda a sexta também é feito nos polos de vacinação habituais, que são as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias (100 para adultos e 100 para crianças).

Até o momento, Araraquara já aplicou 491.145 doses contra a Covid-19, sendo 203.032 da primeira dose, 198.960 da segunda dose e dose única e 89.153 de terceira dose.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena. Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.