SAÚDE | SP atinge mais de meio milhão de crianças vacinadas contra a Covid-19

Imunização iniciou no dia 14 no estado; cidades devem vacinar em três semanas todas as 4,3 milhões de crianças de 5 a 11 anos com a dose inicial

 

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (26) que o estado de São Paulo alcançou mais de meio milhão de crianças de 5 a 11 anos de idade vacinadas contra a Covid-19. A marca representa mais de 12% do público-alvo já imunizado com pelo menos uma dose da vacina.

“De cada 4 crianças vacinadas no Brasil, 3 estão em São Paulo. É o estado que mais vacina crianças no país. Vamos seguir de forma acelerada, vacinando as crianças e permitindo que elas se protejam contra a Covid-19”, afirmou o Governador.

Com a aprovação da Coronavac pela Anvisa na última semana, a vacinação acelerou no estado. Já foram distribuídas 4 milhões de doses do imunizante para os 645 municípios para a primeira dose da vacina.

A meta é que os municípios vacinem em três semanas todas as 4,3 milhões de crianças dessa faixa etária do estado com a dose inicial. A capacidade da vacinação infantil em São Paulo é de 250 mil crianças por dia, além dos jovens e adultos que já vêm sendo imunizados contra a COVID-19 nos 645 municípios.

São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a iniciar a vacinação infantil contra o coronavírus, no último dia 14, horas após receber doses pediátricas do imunizante da Pfizer por meio do Ministério da Saúde. Além disso, no dia 20, foi ampliada a vacinação para outras faixas etárias com doses de Coronavac distribuídas para o estado, após aprovação do uso do imunizante pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“Fizemos um grande movimento de logística e todos os municípios, em 24 horas, receberam suas vacinas. Vamos aproveitar esse momento importante, que temos condições de vacinar as crianças e que toda a rede está preparada para isso”, destacou Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização.

Calendário de vacinação

O calendário de vacinação do Governo de São Paulo prevê a imunização de crianças com idade entre 9 a 11 anos de 20 a 30 de janeiro. Entre 31 de janeiro e 10 de fevereiro, a campanha vai priorizar aquelas de 5 a 8 anos. Além disso, até o dia 10 de fevereiro, 850 mil crianças com comorbidades e deficiências, além de indígenas e quilombolas de 5 a 11 anos podem tomar a primeira dose. As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac.

Vacinômetro infantil

As informações sobre a vacinação infantil estão disponíveis no vacinômetro infantil, lançado pelo Governo de São Paulo no último dia 24, e podem ser conferidas no site Vacina Já, por meio do link https://www.vacinaja.sp.gov.br/, e no portal do Governo de São Paulo (www.saopaulo.sp.gov.br).

No site também é possível fazer o pré-cadastro para a vacinação deste público. Ele é opcional e não é um agendamento, mas agiliza o atendimento nos locais de imunização, evitando filas e aglomerações. Para cadastrar os filhos, os pais ou responsáveis devem acessar o site, clicar no botão “Crianças até 11 anos” e preencher o formulário online.