IBATÉ | Secretaria da Saúde realiza Plantão de Vacinação na UBS Jardim Icaraí neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde informa que neste sábado, 29, haverá mais um Plantão de Vacinação Contra a Covid-19, das 9h às 15h, APENAS na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Icaraí, que fica ao lado das escolas Antonio Deval e Segundo Carlos Lopes.

O Plantão acontece para dar sequência à imunização de pessoas com 12 anos ou mais [1ª, 2ª e 3ª dose]; das crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades; e das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, lembra que o início do ano letivo se aproxima e esse retorno às aulas exige atenção dos pais para proteger as crianças. “Iniciamos a vacinação de crianças na semana passada e até o presente momento não tivemos nenhuma notícia de reação severa por conta da vacina. Agora, com o retorno às aulas, é importante que elas já tenham iniciado o ciclo vacinal com a primeira dose da vacina”, afirmou.

A secretária ressalta que o Plantão de Vacinação é uma grande oportunidade para os pais e/ou responsáveis que não conseguiram vacinar seus filhos durante a semana. “Sabemos que durante a semana, a maioria dos pais trabalham e acabam não conseguindo levar seus filhos para vacinarem, por isso, vamos realizar o plantão neste sábado”, explicou.

No ato da imunização, a criança de 6 a 11 anos precisará estar acompanhada dos pais ou responsáveis, porém, caso não seja possível, o responsável precisará apresentar o Termo de Assentimento – que pode ser retirado na UBS [neste sábado] – preenchido e assinado pelos pais, além de comprovante de residência, carteirinha de vacinação, CPF e documento com foto.

Para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades [lista definida pelo Ministério da Saúde], além das exigências acima, elas devem apresentar comprovantes da comorbidade, como exames ou qualquer prescrição médica, no momento da vacinação.

Para as pessoas com 12 anos ou mais, basta apresentar a Carteira de Vacinação, CPF e o documento com foto.

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça que os cuidados devem permanecer, a recomendação é a utilização correta das máscaras de proteção com cobertura da boca e nariz, higienização das mãos, uso de álcool em gel 70% e beber bastante água para hidratação.