POLÍTICA | Telas cirúrgicas adquiridas com emenda do vereador Lucão Fernandes são entregues ao HU

O vereador Lucão Fernandes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos, esteve na tarde desta sexta-feira (28) no Hospital Universitário da UFSCar (HU) participando da entrega de telas cirúrgicas. O material foi adquirido com emenda destinada pelo parlamentar no valor de R$10 mil.

Na ocasião, estavam presentes Fernanda Pena, chefe de Gestão em Avaliação e Controle da Secretaria Municipal de Saúde e Jora Porfírio, chefe de gabinete, representando o secretário da pasta; Osmar Freire, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde; e Prof. Thiago Russo, gerente de Ensino e Pesquisa, e Lucimar da Silva De Avó, chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico Terapêutico, ambos do HU.

As telas cirúrgicas, explicou Fernanda, serão utilizadas em seis operações de prolapso da bexiga de mulheres, popularmente conhecido como “bexiga caída”. Como o SUS não cobre a compra desse tipo de material, ela não pôde ser realizada pelo próprio HU. Dessa forma, o Município adquiriu, por meio da emenda destinada pelo vereador Lucão, e fez uma doação para o hospital realizar o procedimento.

“Com as telas, as mulheres terão pela primeira vez uma cirurgia moderna, minimamente invasiva. Isso proporcionará uma recuperação mais rápida e melhor qualidade do procedimento”, argumentou Fernanda.

“Nós fomos procurados pela Fernanda e pelo Osmar para conversar sobre a possibilidade de destinação de recurso para que esses procedimentos pudessem ser realizados no HU. Sabendo da importância dessa cirurgia para as mulheres, nós imediatamente disponibilizamos a emenda e hoje entregamos as telas”, ressaltou Lucão.

MAIS QUALIDADE DE VIDA

Lucimar explicou que, por entraves burocráticos, o HU é impossibilitado de realizar a compra de materiais não padronizados pelo SUS, como a tela cirúrgica. “É uma coisa simples, mas que resolve muito. Em termos de saúde pública, temos que pensar no que pode proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas”, destacou.

Durante a visita, o vereador também conheceu a estrutura do hospital e o Centro Cirúrgico, apresentado pelo médico Paulo Ramacciotti. O parlamentar destacou que continuará colaborando, em parceria com a Prefeitura e o HU, para possibilitar a realização de mais cirurgias eletivas.

“Nós estamos trabalhando sempre focados na saúde pública de São Carlos, nas questões da pandemia e da pós-pandemia, mas também voltamos nossa atenção para as cirurgias eletivas. Vamos continuar na busca por recursos para diminuir a fila de pacientes que precisam desse procedimento”, afirmou Lucão.

[su_image_carousel source=”media: 81687,81686,81685,81684,81683,81682″ slides_style=”photo” controls_style=”light” crop=”none” spacing=”no” align=”center” dots=”no” random=”yes”]