OPORTUNIDADE | Araraquara é contemplada com 120 vagas para o ‘Bolsa Trabalho’ do Governo

O programa tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social, residentes no Estado de São Paulo

 

O município de Araraquara foi contemplado com 120 vagas para o programa Bolsa Trabalho do Governo do Estado. Sob gestão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o programa tem como objetivo proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social, residentes no Estado de São Paulo.

A gerente de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Flávia de Jesus Andrade, explica que as inscrições podem ser feitas pelo site (http://www.bolsadopovo.sp.gov.br) ou no PAT de Araraquara. “A população também pode procurar o Cras (Centro de Referência da Assistência Social) do seu bairro. Eles estão nos auxiliando com as inscrições”. Ela salienta que todo processo seletivo será feito pelo Governo do Estado. “Cabe à Prefeitura o apoio na divulgação, inscrições, assinatura de contratos e indicações de locais de trabalho”.

De acordo com a gerente, o programa deve auxiliar muitas famílias neste momento difícil ocasionado pela pandemia. “É um programa que vem para somar às iniciativas que já temos no município e com certeza irá ajudar muitas famílias que tiveram a sua situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia”, concluiu.

De acordo com as informações do site oficial do Governo do Estado, o programa tem duração de cinco meses e atenderá cidadãos desempregados com bolsa-auxílio de R$ 540,00 além de curso de qualificação virtual, seguro de acidentes e atividades de trabalho em órgãos públicos por quatro horas diárias, cinco dias por semana.  Para participar é necessário ser maior de 18 anos, estar desempregado ou nunca ter trabalhado, ser morador do estado de São Paulo há pelo menos 2 anos e ter renda familiar per capita menor do que meio salário-mínimo.

As inscrições começaram dia 25 de janeiro e vão até 07 de fevereiro, são gratuitas e online, sendo necessário RG, CPF, Carteira de Trabalho e Comprovante de Endereço.