
Equipamento doado pela Coplacana terá seu uso voltado para a Defesa Civil
Nesta terça-feira (15), a Guarda Civil Municipal iniciou seu treinamento com o novo drone, que foi doado ao município pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana). A preparação foi realizada na sede da Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.
Alexandre Pomponi, coordenador de Segurança Pública de Araraquara, falou sobre a utilidade que o drone terá para a cidade. “Trata-se de um equipamento que auxilia sobremaneira as ações de segurança, de Defesa Civil, de Trânsito, e chega onde os olhos do operador, do agente da Guarda Municipal, da Defesa Civil e do Trânsito não podem chegar. Já temos um drone na nossa estrutura, que é usado para as ações de segurança, de descartes de entulho e demais ações de apoio, inclusive com auxílios para a Polícia Civil e para as equipes de combate à dengue, verificando pontos de acúmulo de água em que o fiscal da Vigilância não consegue alcançar. Esse novo drone que estamos recebendo ficará mais voltado para ações de Defesa Civil, ações em épocas de queimadas e alagamentos, mas também servirá como apoio para os outros órgãos da Secretaria de Segurança, outros órgãos da Prefeitura e outras instituições parceiras que solicitarem”, explicou.
A doação do drone foi oficializada no dia 20 de janeiro, na sala de reuniões da Prefeitura, onde representantes da Coplacana foram recepcionados pelo Prefeito Edinho, pelo vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, e pelo secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Junior. O drone doado à Prefeitura é de fabricação suíça e possui uma alta resolução de imagem obtida por zoom e também conta com uma funcionalidade que pode ‘travar’ o foco em um objeto, mesmo a longas distâncias, o que permite focar em placas de veículos ou ser usado em diversas outras operações de diversos segmentos.
Damiano Neto elogiou a iniciativa da Coplacana. “Temos que agradecer a Coplacana por essa doação, que vem para beneficiar toda a população de Araraquara. Só temos a agradecer a todos que entenderam o significado desse aparelho, que parece tão simples, mas que para nós, como município, é algo muito importante e gratificante”, salientou o vice-prefeito.
A cooperativa
A Coplacana foi a primeira cooperativa de plantadores de cana a ser fundada no estado de São Paulo, em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural. Nasceu para trabalhar e atuar no setor da cultura de cana, mas há aproximadamente 15 anos passou a fortalecer a diversificação, incluindo outras culturas ao seu portfólio. Atualmente, a cultura de cana é responsável por 68% do seu faturamento, enquanto os outros negócios resultam em 32%, número que comprova essa expansão.
A cooperativa é estruturada para oferecer o melhor atendimento e os melhores produtos aos cooperados. São mais de 12 mil itens para a agricultura e completo serviço de assessoria no campo. Ela também atua com a revenda de máquinas e toda linha de implementos e peças agrícolas, além de viver um crescimento com os negócios de varejo relacionados à cultura de grãos como soja, milho e sorgo. Outro investimento do órgão é a agricultura de precisão, que propiciou a doação do drone à cidade. A Coplacana possui atualmente 30 filiais espalhadas em cinco estados brasileiros, majoritariamente em São Paulo, mas presente também em Minas, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nos últimos anos, ela recebeu também o prêmio de cooperativa mais inovadora do país.