GERAL | Hospital de Jaú (SP) recebe atividades de reflexão sobre cuidado e humanização
Por meio da fotografia, a ONG ImageMagica trabalha empatia e conexão com os profissionais de saúde
A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Nos ambientes hospitalares não é diferente: além de um espaço de cuidado e de cura, a fotografia é capaz de transformá-los em arte, reflexões e cultura.
Tendo em vista a importância da humanização no universo da saúde, o Ministério do Turismo, Aché Laboratórios Farmacêuticos e ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, apresentam o projeto Saúde e Cultura. A ação acontece entre os dias 07 de março e 01 de abril no Hospital Amaral Carvalho de Jaú (SP).
O projeto engloba diversas atividades que estimulam o olhar dos profissionais de saúde, fazendo-os refletir sobre o espaço que frequentam e a relação de acolhimento entre si e seus pacientes. Confira cada uma das atividades:
Visitas Virtuais
Para amenizar o isolamento dos pacientes durante a internação, a ONG auxilia a equipe de saúde na realização das videochamadas, diminuindo, assim, o distanciamento de familiares e amigos em um momento tão difícil. Considerando que os pacientes nem sempre têm condições de ficarem com seus celulares e há muitos idosos que não sabem usar a tecnologia, uma das maneiras de manter contato com a família é por meio desta iniciativa. As emocionantes chamadas são realizadas com celulares disponibilizados pela ONG exclusivamente para o projeto.
Oficina fotográfica
Aqui são desenvolvidas atividades técnicas de fotografia com os profissionais do hospital. Nestes encontros, eles são estimulados a perceber o ambiente hospitalar por uma outra ótica, com o intuito de fortalecer vínculos e reconhecer as formas do cuidar entre as equipes, familiares e pacientes. A saída fotográfica representa um momento de muita reflexão, no qual os participantes circulam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo de forma diferente.
Crachás Humanizados
Pensando na conexão tão necessária entre o profissional de saúde e o paciente, que durante a pandemia ficou prejudicada por conta de toda a paramentação dos EPI’s, o projeto realiza a produção de crachás de identificação para os colaboradores do hospital: a ideia é convidá-los para serem fotografados antes de se paramentarem. A atividade também possibilita incluir uma mensagem de motivação para ser impressa junto ao crachá. Dessa maneira, os pacientes identificam seus cuidadores por trás de todo o aparato de proteção, estreitando as relações.
Fórmula do Cuidar
A partir de uma atividade lúdica realizada em grupo, os profissionais são convidados a refletir sobre a amplitude do cuidar no contexto hospitalar. Imagens, palavras e símbolos matemáticos se unem às reflexões propostas pelos educadores, que resultam em material visual construído pelos participantes.
“Quando tivemos esse momento de parar e olhar as imagens, eu saí do modo automático. Ao ver foto de uma criança sendo acolhida por um profissional, eu percebi que, de alguma forma, a gente também faz isso. Eu pude visitar minhas emoções como pessoa e ser humano para além da minha atividade como profissional”, refletiu Cynthia de Oliveira, uma das profissionais de saúde que participou do projeto.
Mensagens do Cuidar
Uma ação muito sensível que gera valorização e reconhecimento para os profissionais de saúde, ela possibilita que pacientes, profissionais e colaboradores possam enviar mensagens de acolhimento em vários formatos: cartas, fotos etc. Toda a produção é realizada pelos educadores por meio de um aplicativo, que depois é impressa e vira recordação para todos os participantes.
Exposição: Intercâmbio De Olhares
Toda essa produção fotográfica é transformada em uma linda exposição nos corredores da instituição, trazendo mais cor e afeto ao ambiente. É também uma oportunidade de troca com as pessoas que participaram da oficina.
Palestra
A IMM realiza uma palestra de fechamento para reflexão do tema proposto, contar as histórias que presenciamos e resultados. Essa palestra tem o mesmo objetivo de engajar os participantes a continuarem desenvolvendo um novo olhar, refletindo sobre seu entorno e seu papel no dia a dia da instituição.
Protocolo de prevenção da Covid-19
Durante todo o andamento do projeto serão seguidas as orientações da OMS para prevenção da Covid-19, como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constante das mãos.
Serviço:
Data: 07/03 a 01/04
Local: Hospital Amaral Carvalho
Endereço: Rua Doná Silvéria, 150 – Chácara Braz Miraglia, Jaú – SP, 17210-070
Sobre ImageMagica
Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento. A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países.
Site: imm.ong
Sobre o Aché Laboratórios Farmacêuticos
Empresa 100% brasileira, fundada há 53 anos, o Aché figura entre as 5 maiores corporações do mercado farmacêutico. Ao manter seu foco em inovação e excelência operacional, disponibiliza ao mercado produtos com reconhecida qualidade, inovadores e acessíveis. Em 2018, a empresa lançou 17 novos produtos e, em 2019, apenas no primeiro semestre, já foram lançados 21 produtos, entre eles: Esalerg D12 (rinite com congestão nasal); Regressa (alzheimer), Étira (epilepsia). A previsão é concluir o ano de 2019 com pelo menos 30 novos produtos chegando ao mercado.
Emprega aproximadamente 4.900 colaboradores e possui uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do setor farmacêutico no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais da saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio com 320 marcas em 734 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e isentos de prescrição (MIPs), além de atuar nos segmentos de dermocosméticos, nutracêuticos, probióticos e biológicos. Ao todo, são 131 classes terapêuticas e 25 especialidades médicas atendidas. Os produtos do Aché, desenvolvidos para registro em mercados altamente regulamentados, estão presentes em 26 países das Américas, África, Ásia e Europa.
Possui cinco plantas industriais: em São Paulo, capital; em Guarulhos, estado de São Paulo; em Londrina, no Paraná – empresa Nortis; em Anápolis, estado de Goiás – empresa Melcon, nossa mais recente aquisição, e em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. Além disso, uma nova planta da Bionovis está em construção na cidade de Valinhos, estado de São Paulo, fruto da joint-venture com outras três empresas farmacêuticas brasileiras.