GERAL | Fundação CASA promove IX Torneio Estadual de Voleibol 

Etapas regionais do masculino acontecem para selecionar os representantes da fase classificatória; é a 1ª edição durante a pandemia de Covid-19 

 

Cerca de 800 adolescentes em medida socioeducativa de internação em 80 centros socioeducativos no Estado de São Paulo, de ambos os sexos, participam do IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA. Trata-se da primeira edição do campeonato após a decretação da pandemia da Covid-19 – a última ocorreu em 2019.

Na categoria masculina durante o mês de maio acontecem as etapas locais das oito divisões regionais da Fundação CASA, que é a primeira fase. Cada divisão seleciona um representante para a etapa classificatória, a segunda fase do Torneio, quando os oito representantes disputam as quatro vagas da fase final.

Na fase final jogam os quatro semifinalistas da categoria masculina, em partidas semifinais e finais. Já na categoria femininas, as equipes vão direto para a fase final, uma vez que a Fundação CASA possui quatro centros socioeducativos no Estado destinados à internação delas.

“Mais do que difundir a modalidade ou mesmo avaliar possíveis talentos para o esporte, o Torneio de Vôlei incentiva os adolescentes a desenvolver habilidades, competências e valores que, às vezes, eles e elas nem percebiam em si”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

Na etapa regional, cada divisão define seu regulamento, indicando a forma como ocorrem as partidas e o número de sets por jogo, desde que não ultrapasse cinco sets com 25 pontos cada, com exceção do set desempate, o tie break, com até 15 pontos. O mesmo número de sets por partida acontece na fase classificatória.

Já na fase estadual, a terceira fase do Torneio, as equipes disputam três sets de 25 pontos, sendo o último, o tie break, de 15 pontos. Os times são formados por seis adolescentes, podendo ser escalado mais um apenas para a função de líbero.