Na manhã desta quarta-feira (11), convidado pelo Comandante GM Michael Yabuki o Instrutor de Tiro Taurus CBC – Lúcio Valenti participou da Exposição de armas não letais ministrada pelo representante da empresa PROSAVE Tecnologias de Defesa na base da Guarda Municipal de São Carlos SP.
Esteve também presente na exposição o Clube de Tiro C.A.T.E. VALENTI, onde o Monitor de Tiro João Paulo Roldão representou a proprietária e presidente Danieli Fernanda Favoretto Valenti.
Lúcio Valenti, é ostensivo defensor de que qualquer cidadão maior de 18 anos, sem passagens criminais, devidamente preparado, avaliado, aprovado e em treinamentos constantes seja detentor da posse e do porte de arma de fogo.
Em entrevista, Valenti disse: _tenho o convencimento de que agentes de segurança pública são a última linha divisória entre bandidos e a população de bem, e num país como o Brasil, onde há tacitamente a necessidade do agente demonstrar na fase inquisitiva e provar na esfera jurídica que agiu em respeito aos limites da legítima defesa e no uso dos meios moderados para preservar a sua vida e de pessoas inocentes, as “armas não letais” são muito bem-vindas. Até a ONU em seu 8o congresso no ano de 1990 realizado em Havana recomendou fortemente esse tipo de tecnologia pelas forças policiais, visando sempre preservar vidas em manifestações ou tumultos violentos. Entretanto, entendo também, que “armas não letais” devem ser compreendidas dentro do conceito de “armas intermediárias”, ou seja, um complemento para o agente de segurança pública e não um substituto da arma de fogo na sua atividade.
Ao final da exposição ocorreu a experimentação das “armas não letais”, onde o Comandante Michael Yabuki junto ao Instrutor de Tiro Lúcio Valenti não fizeram feio, agruparam todos os disparos no centro do alvo.