ARARAQUARA | Gota de Leite faz campanha por mais doadoras de leite humano

Neste mês de maio, campanha visa sensibilizar novas doações por conta do aumento da demanda pelo leite

 

Durante todo este mês de maio, a Maternidade Gota de Leite realiza, em Araraquara, uma campanha de incentivo para aumentar o número de mulheres doadoras de leite humano, alimento de vital importância para o bebê recém-nascido, especialmente de forma prematura.

Para marcar a campanha e o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, em 19 de maio, a Maternidade decidiu homenagear as atuais doadoras com um café da tarde, realizado na última sexta-feira, dia 13.

De acordo com a nutricionista e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite, Mayara Assoni, o incentivo para se captar novas doadoras visa manter o estoque do produto e fazer frente ao aumento da demanda.

“Nos últimos meses, aumentou bastante a demanda por leite humano. Estamos, em média, com dez prematuros por dia precisando deste produto, que é o melhor alimento para o crescimento e desenvolvimento do bebê”, enfatiza a nutricionista.

Ainda de acordo com Mayara, a Gota de Leite prioriza o leite humano para bebês prematuros de extremo ou baixo peso. Por isso, são necessárias novas doações para aumentar o estoque.

Vale lembrar que para se tornar doadora, basta a mulher comparecer pessoalmente à Gota de Leite, ao menos uma primeira vez, e preencher um cadastro. Além de fazer o exame de sangue, a futura doadora receberá um kit para a coleta em casa, já que a própria maternidade se encarrega de recolher o leite em domicílio.

“O leite humano é o primeiro e o principal alimento que o bebê prematuro pode receber, principalmente aquele que não consegue sugar o leite materno”, reitera Mayara Assoni.

O Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite fica na Rua Carlos Gomes (Rua 6), nº 1610, no Centro de Araraquara, com telefone (16) 3305-1530.

Legislação

Também vale destacar que em 2017 o prefeito Edinho sancionou a lei pelo Dia Municipal de Doação do Leite Humano que, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), é comemorado em 19 de maio.

O objetivo desta lei é levar informações sobre os benefícios do aleitamento materno para mães e bebês, e incentivar as doações.

Fotos: Divulgação