IBATÉ | Prefeitura realiza ações de conscientização e prevenção sobre o 18 de maio

A Secretaria Municipal de Promoção e Bem-Estar Social, com o objetivo de conscientizar toda a população, está realizando durante essa semana, ações de conscientização e prevenção para celebrar e chamar a atenção sobre o “18 de Maio – Dia do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A responsável pela Assistência Social, Adriana Adegas Martinelli, conta que as atividades fazem parte da Campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, que tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Entre os dias 16 e 20 de maio estão sendo realizadas diversas ações com o objetivo de proporcionar reflexões sobre o assunto, bem como, a importância de todos serem agentes de proteção quando for identificado algum sinal de abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescentes, levando a comunidade a entender que esta causa precisa ser um compromisso coletivo, de cuidar, para que as crianças e adolescentes tenha uma vida plena, com direitos ao desenvolvimento saudável, sem violência e rupturas de vínculos”, explicou.

Outras Secretarias Municipais também estão envolvidas, entre elas, a de Educação e Cultura, que está realizando atividades pedagógicas com os alunos e professores durante o mês de maio. “A ideia é que todas as pessoas que fazem parte da Rede de Proteção Integral participem para que consigamos conscientizar o maior número de pessoas possível, pois só assim vamos, de fato, melhorar o atendimento de proteção das nossas crianças e adolescentes”, destaca Adriana.

O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, recebeu na manhã desta terça-feira, 17, a equipe da Assistência Social e reafirmou seu apoio à campanha. “Nossa administração prioriza a família, bem como, valoriza este acolhimento às vítimas de todos os tipos de violência, portanto,mais um ano, estamos apoiando e incentivando a realização desta campanha, que visa aumentar a conscientização de todos”, afirmou.

A diretora ressalta que, havendo alguma suspeita da prática de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita e funciona 24h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Essa denúncia pode ser feita na Delegacia de Polícia Civil (16) 3343-1159, Conselho Tutelar (16) 3343-5006 e na Guarda Municipal através do 153. A identidade do denunciante é mantida no mais absoluto sigilo.

“É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, finalizou Adriana.

Sobre a Campanha

A Campanha “Faça Bonito” nasceu alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo país e ficou conhecido como “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de natureza hedionda, até hoje está impune.