Dom Paulo Cezar Costa e dom Leonardo Ulrich Steiner serão nomeados para função que tem como uma das responsabilidades escolher novo papa
[Leonardo Meireles/Metrópoles]
O papa Francisco confirmou, neste domingo (29/5), a realização de um consistório em 27 de agosto deste ano. A reunião é feita com todos os cardeais, inclusive os novos, também anunciados durante evento no Vaticano. Entre eles, estão dois brasileiros: o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Brasília, dom Paulo Cezar Costa; e o arcebispo metropolitano de Manaus, dom Leonardo Ulrich Steiner.
Dom Paulo Cezar Costa foi nomeado arcebispo da capital do país no fim de 2020. Agora, com a confirmação desse consistório (reunião de cardeais), Costa se torna o mais novo cardeal em termos de idade. Ele fará 55 anos em julho. Atualmente, o mais novo é Dieudonné Nzapalainga, da República Centro-Africana, que já tem 55.
O anúncio do papa veio durante o evento Regina Coeli pelo Domingo da Ascensão do Senhor. Os cardeais são, em geral, os bispos das mais importantes dioceses do mundo, apesar de, na teoria, padres e diáconos também poderem exercer tal função. Eles assessoram diretamente o papa em questões administrativas e econômicas. E se tiverem menos de 80 anos, ficam responsáveis por eleger um novo papa.
DOM PAULO CEZAR COSTA
(2016 até 11 de dezembro de 2020 – 7º Bispo de São Carlos)
Lema Episcopal: “Omnia Sustineo Propter Electos (Tudo suporto pelos eleitos)”
Data de nascimento: 20 de julho de 1967
Naturalidade: Valença – RJ
Ordenação Presbiteral: 05 de dezembro de 1992
Ordenação Episcopal: 05 de fevereiro de 2011
Eleito Bispo Diocesano de São Carlos: 22 de junho de 2016
Posse Canônica: 06 de agosto de 2016
Nomeado Arcebispo de Brasília: 21 de outubro de 2020
Posse na Arquidiocese de Brasília: 12 de dezembro de 2020