SÃO CARLOS | Drads realiza encontro da rede de assistência social
A Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Araraquara, com apoio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos, realizou nesta quinta-feira (09/06), no auditório do Paço Municipal, uma capacitação para servidores da rede assistencial social sobre o cuidado e preparo para o atendimento às mulheres vítimas de violência no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A capacitação foi coordenada por Paulo Albano Filho, diretor da DRADS Araraquara, Luciana Cristina Sanches do Núcleo de Convênios da Diretoria Regional e por Marcela Belém, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que ministrou palestra sobre os impactos negativos na vida das vítimas de violência doméstica e como deve ser o atendimento dessas mulheres na rede de assistência.
“O isolamento social contribuiu para o crescimento dos conflitos familiares e obrigou mulheres a permanecerem em convivência com seus agressores por um período mais prolongado e com maior dificuldade para solicitar ajuda ou escapar dessa situação. Hoje no Brasil a cada dois minutos, 5 mulheres são espancadas e 80% dos casos o agressor é o parceiro. O número de casos de feminicídio também apresentou aumento em diversos estados do Brasil. Também aumentaram os registros de violência psicológica e diminuiu a sensação de proteção nesses dois anos de pandemia. Agora com o retorno dos atendimentos presenciais, precisamos nos atualizar para tratar dessas vítimas e fazer o enfrentamento da violência contra a mulher”, explicou Marcela Belém.
No período da tarde foram montados grupos e realizada uma oficina com a mesma temática. Cada município fez um relatório dos serviços que disponibiliza para as mulheres vítimas de violência e os números de casos atendidos, além do número de denúncias registradas.
O Centro de Referência de Assistência Social de São Carlos (CREAS) oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Indivíduos e Famílias em situação de violência e violações de direitos (PAEFI). Dentre as diferentes situações de violência, atende mulheres vítimas de violência intrafamiliar, com objetivo de garantir proteção social, realizando trabalho social a fim de fortalecer a mulher, orientá-la sobre seus direitos, medidas protetivas, alternativas de apoio e acolhimento tanto na rede de apoio familiar como em equipamentos específicos a depender da complexidade da situação.
De janeiro a abril desse ano foram registrados 50 novos casos de mulheres atendidas no serviço PAEFI/CREAS. Além dos novos casos a equipe do CREAS atende outras mulheres que iniciaram o acompanhamento em períodos anteriores, sendo a violência contra a mulher presente em aproximadamente 30% do total de casos mensal em acompanhamento no CREAS.
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos possui outros dois equipamentos que acolhem mulheres em situação de violência. A Casa Abrigo que atende especificamente mulheres vítimas de violência em situação de risco de morte e a Casa de Apoio Feminina (modalidade Casa de Passagem) que acolhe mulheres sem outras alternativas de rede de apoio em situação de vulnerabilidade social.
Participaram da capacitação representantes dos municípios de Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Ribeirão Bonito, Rincão, São Carlos, Santa Ernestina, Santa Lucia, Santa Rita do Passa Quatro, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.