SAÚDE | Amaral Carvalho é premiado no Congresso da Fehosp

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) foi premiado no 31º Congresso Anual da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp). O evento, que começou na segunda-feira (6), vai até hoje (9), em Atibaia.

O trabalho que recebeu honrarias foi apresentado pela gerente de Inovação do HAC, Dárcia Lima e Silva, e diz respeito ao Programa de Navegação no HAC. O Programa de Navegação foi implementado no HAC em 2021 e é voltado exclusivamente para paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, engloba atualmente três linhas de cuidado: cabeça e pescoço, colorretal e útero. O objetivo é identificar e diminuir barreiras – físicas, socioeconômicas e até pessoais – que o paciente possa encontrar durante todas as etapas do tratamento do câncer.

Ainda durante o 31º Congresso, a diretora de Desenvolvimento em Saúde do HAC, Dra. Cristina Moro, mediou discussão intitulada “Linha de cuidado: os benefícios da navegação do paciente nos hospitais”, no Fórum de Oncologia. “A Navegação tem o intuito de integrar o paciente. Junto aos enfermeiros, ele pode saber cada etapa, tirar dúvidas e compartilhar das decisões. É um projeto para encorajar, ouvir e acolher cada um deles, minimizar os atritos que atrapalhem o seguimento e garantir que, independentemente do desfecho, ele tenha informação, escolha e, principalmente, qualidade de vida”, disse.

Profissionais ligados às áreas de Controladoria, Finanças, Contabilidade e Custos, Governança Clínica, Cadeia de Suprimentos, Hotelaria e Hospitalidade, Gestão de Pessoas, Qualidade e Segurança do Paciente, Tecnologia e Informação, Comunicação e Oncologia participaram dos fóruns e das discussões nos dois primeiros dias de evento, como ouvintes.