ESPORTE | Técnico e atleta do Sesi Araraquara convidam público para reabertura do Gigantão

SESIBASQYETE

Nesta quarta-feira (15), às 18h, o Gigantão será reaberto para a população em uma solenidade que marcará a entrega das obras de reforma do ginásio que é um dos maiores palcos esportivos do interior paulista. Com entrada gratuita, o público que marcar presença vai conferir de perto o confronto entre Sesi Araraquara e Santo André, dois times que se encontram entre as melhores campanhas na Liga de Basquete Feminino (LBF), competição que reúne as maiores forças da modalidade no Brasil.

O técnico João Camargo, que soma 16 vitórias e apenas uma derrota no comando do Sesi Araraquara, convida a população para marcar presença no duelo especial para o time e para a cidade. “Eu julgo muito importante o Sesi Araraquara participar do evento de reabertura do Gigantão. É um espaço público muito importante para o desporto de Araraquara e ficamos muito felizes de realizar nele o nosso último jogo do returno contra a forte equipe de Santo André. Aproveito para convidar a todos para que venham assistir esse grande jogo”, destaca.

A partida também será especial para a ala Mariane Carvalho, a Nany, um dos destaques do time. Nascida em Araraquara, ela guarda em sua memória momentos marcantes vividos no ginásio. “O projeto de basquete feminino do Sesi Araraquara vem crescendo bastante nos últimos anos e ter esse momento onde estaremos na reabertura do Gigantão, onde jogamos no começo do projeto, é muito importante para nós. Eu, particularmente, vou ao Gigantão desde criança, na época da Uniara, e minha mãe fazia parte da torcida Raça. Então desde criança eu vou lá, por isso jogar naquela quadra, que é histórica, que representa muito o basquete da cidade, para mim é muito importante. Além disso, vamos representar a cidade com o basquete feminino, que tem sido essencial para diversas meninas de todos os bairros de Araraquara”, aponta.

O Sesi Araraquara já tem sua liderança confirmada na primeira fase, já que possui 33 pontos e não pode mais ser alcançado pelo vice-líder Sampaio Basquete-MA, que tem 32 (14 vitórias e 4 derrotas) e já atuou pela última rodada. Já o adversário desta quarta possui 29 pontos (12 vitórias e 5 derrotas) e joga para segurar a terceira colocação.

Gigantão

O Gigantão, que será reaberto nesta quarta, passou por obras de recuperação estrutural que contemplou a área interna e externa com os serviços de revestimentos nos pilares e em pontos mapeados na cobertura. Os pontos de trincas e fissuras foram tratados e revestidos com nova massa composta de materiais antiferrugens. A recuperação dos pilares ocorreu com suporte de plataforma hidráulica e máquinas de corte. O serviço de impermeabilização também foi feito no suporte embaixo das arquibancadas, no “porão” do Gigantão. Também foi implantada fibra óptica nas cabines de imprensa para potencializar as transmissões dos eventos esportivos e a velocidade do tráfego de dados. Foi realizada uma revisão da iluminação da quadra, enquanto o piso de madeira flutuante já recebeu o verniz de fundo e as linhas demarcatórias das modalidades (basquete, futsal, voleibol e handebol).

História

O ginásio foi projetado em 1967 com o objetivo de ser uma referência esportiva no interior paulista. Foi inaugurado oficialmente no dia 11 de outubro de 1969. Hoje, 52 anos depois de ser inaugurado, o local ficou marcado por momentos memoráveis de modalidades como basquete, vôlei, futsal e handebol, além de shows musicais e até apurações de votos de eleições. Em 2010, o local sofreu uma ruptura em uma de suas abas externas, o que fez com que ficasse interditado por mais de dois anos. Em 2013, após uma ampla reforma, o local foi novamente entregue à população. Já a atual reforma, que começou com um acordo com o Ministério Público do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, teve início em novembro de 2020.

Protocolo de prevenção à Covid-19

Vale destacar que, por ser um ambiente fechado, será exigido o uso de máscara no local, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-9. Para adentrar o ginásio, também é preciso apresentar o comprovante do ciclo vacinal completo. Outra opção é apresentar teste tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes do ingresso no jogo.