GERAL | Fundação CASA promove final do IX Torneio Estadual de Voleibol

Partidas decisivas do masculino e do feminino acontecem nesta quarta (29), na quadra do Sesc de Jundiaí 

 

Depois de semanas de treinamento e jogos regionais e classificatórios no masculino, a Fundação CASA realiza na próxima quarta-feira (29) a etapa estadual do seu IX Torneio Estadual de Voleibol, com as partidas semifinais e finais nas categorias masculino e feminino.

As disputas acontecem a partir das 9h30 na quadra da unidade de Jundiaí do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Jundiaí, na Região Metropolitana de São Paulo.

Ao todo, são cerca de 80 adolescentes em internação de quatro centros masculinos – CASAs Jacareí, Santo André I, Sertãozinho e Rio Dourado – e de quatro centros femininos – CASAs Chiquinha Gonzaga, Feminino Bom Retiro, Feminino de Cerqueira César e Anita Garibaldi – que jogam as semifinais e finais em busca dos troféus de campeão desta 9ª edição.

“O Torneio de Vôlei incentiva os adolescentes a desenvolver habilidades, competências e valores que, às vezes, nem percebiam em si”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

“A fase estadual chega para mostrar o resultado da dedicação tanto dos jovens quanto dos servidores nos treinamentos”, acrescenta Fernando José da Costa.

Desde maio, cerca de 800 adolescentes em medida socioeducativa de internação em 80 centros socioeducativos no Estado de São Paulo, de ambos os sexos, participam da 9ª edição Torneio, a primeira após a decretação da pandemia da Covid-19 – a última ocorreu em 2019.

A disputa masculina foi dividida em três etapas: a regional, em que os times dos centros socioeducativos de cada uma das oito divisões regionais disputaram a vaga representativa; a classificatória, em que, entre os oito classificados, saíram os quatro representantes para a fase estadual; e a estadual, na qual os quatro semifinalistas da categoria masculina jogam as partidas semifinais e finais.

Nas semifinais, o CASA Jacareí representa a Divisão Regional Vale do Paraíba (DRVP); o CASA Santo André I, a Divisão Regional Litoral (DRL); o CASA Sertãozinho é o representante da Divisão Regional Norte (DRN); e o CASA Rio Dourado, da Divisão Regional Oeste (DRO).

Já na categoria feminina, as equipes foram direto para a fase estadual, uma vez que a Fundação CASA possui quatro centros socioeducativos no Estado destinados à internação delas. As equipes dos CASAs Chiquinha Gonzaga e Feminino Bom Retiro são da Divisão Regional Metropolitana Sudeste (DRMSE), enquanto os CASAs Feminino de Cerqueira César e Anita Garibaldi, representantes da Divisão Regional Sudoeste (DRS).

Nas partidas da fase estadual, vence o jogo a equipe que conquistar dois de três sets, de 25 pontos cada (ou até atingir a diferença de dois pontos no placar) – com exceção para o tie break (set desempate), de 15 pontos.

Semifinais e final do IX Torneio Estadual de Voleibol da Fundação CASA
Data:
quarta-feira (29), às 9h30
Local: Sesc Jundiaí
Endereço: Avenida Antônio Frederico Ozanan, 6600, Jardim Botânico, Jundiaí/SP