A aprendizagem de qualquer assunto ou instrumento musical requer muita dedicação e estudo. Portanto, toda orientação de um profissional experiente é de grande importância.
No último domingo (06), o violinista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Paulo Paschoal, ministrou um Master Class para alunos de violino de São Carlos. Na ocasião, os jovens aprendizes trouxeram uma peça musical e se apresentaram para os presentes. Após a atuação de cada um, o professor e violinista expunha as principais dificuldades dos alunos e, principalmente, o que poderia ser melhorado a partir do conhecimento de cada um sobre violino e música. “A insegurança e a timidez ainda são as principais dificuldades dos alunos. Além disso, eles precisam sentir a música, entrar dentro dela e se soltar, se engajando com a plateia”, opinou o ministrante.
Ao todo cerca de 12 alunos puderam expor seus aprendizados, recebendo orientação de um profissional. Paulo, violinista desde os quatro anos, passou pelas mais renomadas salas de concertos do mundo e recebeu orientação de músicos, como Dimitry Sitkovetsky, Boris Belkin, ShlomoMintz, Sidney Harth, ChaimTaub, entre outros.
Hoje é possuidor de uma carreira de 27 anos na OSESP, engajado em projetos em todo o Brasil. Segundo ele, ministrar um Master Class em São Carlos é uma excelente oportunidade de estimular a música clássica, motivando futuros profissionais da área na cidade.
EXPERIÊNCIA – A estudante de piano, de oito anos, Yuki Cano, expressou seu encantamento com a oportunidade do Master Class. “Fiquei nervosa no começo, mas depois foi muito bom, porque eu não errei nada. Daí eu fiquei muito feliz. Adorei participar”, disse a menina, que tem o nervosismo como maior dificuldade. Os pais de Yuki ficaram muito satisfeitos com a experiencia, pois a pequena violinista está sempre ansiosa por estudar mais. Segundo Márcia, mãe de Yuki, a condução do violinista Paulo foi excelente. “Ele é muito profissional e carismático. Tem um jeito especial de falar com cada um e cativa muito as crianças, como a Yuki. Só temos que agradecer”, finalizou.
Para o aluno Thomas Peron, que participou do seu primeiro Master Class, a experiência foi estupenda e que lhe deu subsídio para muitos estudos daqui para frente. João Ianucci, de 19 anos, considerou o evento desafiador onde foi possível aprender conceitos fundamentais de violino. Já o estudante João Olzon, de 15 anos, gostou da oportunidade. “Fiquei muito curioso e animado por conhecer novas músicas e conceitos do violino”, disse.
O evento foi realizado pelo Centro Suzuki de Ensino Musical de São Carlos e o Estúdio Ana Beatriz Marra. Contou ainda com o apoio na divulgação pela Escola de Música Ritmo, Orquestra Sinfônica de São Carlos e o saxofonista Mário Luiz Paulino.