GERAL | Câncer de cabeça e pescoço: tudo o que você precisa saber

Os tumores situados nas regiões da boca, nariz, seios nasais, orofaringe, laringe, pescoço, tireoide, couro cabeludo e pele do rosto são chamados de Câncer de Cabeça e Pescoço. De acordo com a Sociedade Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço, são estimados 36.620 novos casos da doença para esse ano no Brasil, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres.

Quando descoberto ainda no início, as doenças apresentam altas chances de cura e tratamento com menos sequelas. Por isso, nesse mês é realizada a campanha Julho Verde, criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) para alertar sobre os principais sintomas e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce.

Fatores de risco

Como o câncer de cabeça e pescoço atinge áreas diferentes, como boca, tireoide e pescoço, os tumores podem apresentar fatores de risco distintos. O tabagismo, consumo excessivo de álcool e exposição ao sol sem protetor são alguns fatores comuns para as doenças. No entanto, há outros fatores que podem aumentar a chance de desenvolvimento da doença como infecção pelo papilomavírus (HPV) para o câncer de boca, dieta pobre em iodo, exposições a produtos químicos para laringe e excesso de gordura corporal e histórico de câncer na família para tumores de tireoide e pele.

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas mais comuns são nódulos no pescoço, dor de garganta, alterações na voz e rouquidão, dificuldade para engolir que não se cura após 15 dias e feridas na boca, rosto ou couro cabeludo que não cicatrizam em até duas semanas. No entanto, os sintomas são comuns para outras doenças que atingem a região da cabeça e do pescoço. Por isso, é importante procurar por atendimento médico ao notar qualquer alteração para iniciar a investigação.

Tratamento

O Hospital Amaral Carvalho realiza tratamento completo do câncer de cabeça e pescoço de diferentes complexidades, com aplicações de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. A escolha da modalidade de tratamento depende de cada caso e do estágio da doença. O HAC oferece ainda equipe multidisciplinar para atuar junto aos cirurgiões de cabeça e pescoço, com profissionais como nutricionista, fonoaudiólogo, odontologistas, entre outros.

Prevenção

Manter a alimentação saudável e praticar atividades físicas são algumas ações de prevenção para muitos tipos de câncer, inclusive os que acometem a região da cabeça e pescoço. Além disso, é importante manter a higiene bucal, usar protetor solar e evitar cigarros, narguilé, dispositivos eletrônicos e bebidas alcóolicas. Esteja em dia com seu médico e procure atendimento caso perceba algum sintoma diferente.

Serviço

O Hospital Amaral Carvalho possui o Programa de Prevenção do Câncer de Boca, que auxilia na detecção precoce de doenças na boca e áreas relacionadas. Como as cirurgias para retirada de tumor nessas áreas podem ser mutilantes, alterando a estética e prejudicando ações simples como falar, mastigar e respirar, o Hospital Amaral Carvalho também atua no serviço de reabilitação com equipe de fonoaudiologia para auxiliar na reabilitação desses pacientes.

A unidade conta ainda com o departamento de Prótese Bucomaxilofacial, que integra o setor de Odontologia do HAC. O setor confecciona próteses com tecnologia 3D e oferece gratuitamente para pacientes que sofreram mutilações na face em decorrência do tratamento oncológico. São produzidas próteses de nariz, orelha, olhos, que auxiliam na reinserção do paciente ao convívio social, tudo sem custo para o paciente, mesmo o hospital não recebendo nenhum recurso do SUS para esse serviço.

O HAC desenvolve ainda o tratamento com laserterapia, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos. A terapia, feita com laser de baixa intensidade, é indicada para pacientes submetidos ao tratamento de radioterapia e quimioterapia para câncer de cabeça e pescoço, que podem apresentar doenças inflamatórias na região interna da boca, prejudicando a alimentação e fala. A laserterapia é feita para prevenção e tratamento das feridas. É um procedimento indolor.

O Hospital Amaral Carvalho também disponibiliza lotes mensais de laringes eletrônicas para doar aos pacientes que precisam realizar a retirada total da laringe por conta do tratamento contra o câncer e, por isso, perdem a fala. O aparelho possibilita, por meio da emissão de uma onda sonora contínua, que os pacientes voltem a falar.