A Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável pela elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Carlos, iniciou a fase de análises técnicas e de diagnóstico para a elaboração da matriz de origem-destino, ferramenta fundamental para o planejamento da mobilidade urbana. No caso de São Carlos, a Fundação Getúlio Vargas está trabalhando com dados de telefonia celular para a construção da matriz.
A empresa Kido Dynamics, fundada na Suíça com presença na Europa, América Latina e Oriente Médio, e que se dedica a gerar conhecimento profundo sobre o comportamento de mobilidade de milhões de pessoas por meio de tecnologias de big data e machine learning, alavancadas pela ciência da física social, vai fazer a pedido da FGV, a pesquisa origem destino de São Carlos.
De um país inteiro a uma área específica, a Kido Dynamics pode dizer com alta precisão como as pessoas se deslocaram em qualquer período de tempo e trazer conhecimento relevante para apoiar na elaboração do Plano de Mobilidade de São Carlos” explica o coordenador de projetos da FGV, Manoel Reis.
A empresa acessa o big data das operadoras de telefonia móvel, que contém um histórico diário do deslocamento relacionado a milhões de pessoas que se movimentam pelo território nacional, com anonimização apropriada para cumprir com a mais recente Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais do Brasil. Algoritmos baseados em física social analisam todos os dados fragmentados para reconstruir trajetórias completas da população e sistemas alimentados com machine learning realizam milhares de simulações para alcançar a mais alta precisão na identificação do uso de ruas e estradas específicas.
Os conhecimentos gerados por essas análises são apresentados em formatos que vão desde relatórios detalhados com análises aprofundadas de questões específicas até dados gerados em formatos padrão, exibidos em plataforma própria de publicação, e que podem ser baixados via plataforma e API para serem usados em qualquer software de gestão de dados e geoprocessamento.
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, a pesquisa abrange toda a população que reside, trabalha, estuda ou busca serviços na cidade. Os resultados obtidos ajudarão a mapear as necessidades de deslocamento da população e embasarão as atualizações das linhas do transporte público, além de subsidiar as políticas municipais para pedestres e ciclistas”, garante o secretário.