CULTURA | “A Semana de 100 anos” continua em São Carlos

Programação do Projeto Contribuinte da Cultura em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22 terá mais dois eventos em 16.8: Roda de Conversa “Na mesa com os Andrades” e lançamento do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, ambos realizados pelo Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP São Carlos.

 

A programação de “A Semana de 100 anos”, criada pelo Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22, prevê a realização de vinte e dois eventos, em parceria com diferentes entidades, no período de junho a dezembro do presente ano.

Desde o dia 23 de junho, quando a programação foi aberta com o lançamento do livro “Mário de Andrade, epicentro” e bate-papo presencial com seu autor, o sociólogo Maurício Trindade da Silva e Pedro Varoni, pesquisador e professor do Curso de Letras da UFSCar, já foram realizadas quatro atividades com apoio de diferentes entidades parceiras.

O lançamento aconteceu em parceria com o Sesc São Carlos, assim como duas outras atividades realizadas nos dias 22 e 23 de julho. A primeira foi uma palestra musicada sobre o rico conteúdo do manuscrito inédito de Mário de Andrade, denominado “Síncopa”, com o pesquisador e músico Enrique Menezes. A segunda atividade foi uma intervenção realizada no escuro e denominada “A gente de São Paulo – três experiências sonoras com contos de Mário de Andrade”.

Já com apoio do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP São Carlos e outros parceiros, no dia 12 de julho foi realizada a primeira parte da programação “Modernismo, Culinária e Identidade Nacional”, que tem curadoria de Ruy Sardinha, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU), com a Roda de Conversas “Os Sabores e Saberes da Floresta”.

Os eventos do centenário da Semana de Arte Moderna são divulgados e registrados no site de “A Semana de 100 anos” (https://www.asemanadecemanos.institutomariodeandrade.org.br)  e também através das mídias do IMA, dos parceiros realizadores e pela agenda oficial do Estado de São Paulo, a Agenda Tarsila (https://agendatarsila.com.br/programacao/).

“Modernismo, Culinária e Identidade Nacional” – 2ª. Parte

As outras duas atividades do evento “Modernismo, Culinária e Identidade Nacional” ocorrerão no dia 16 de agosto, a partir das 19h, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) em São Carlos, com uma nova Roda de Conversa denominada “Na mesa com os Andrades”. O encontro contará com a presença do escritor, cineasta e artista gráfico Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade e de Patrícia Galvão, a Pagú; e de Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho e responsável pelos direitos autorais da obra de Mário de Andrade e das pesquisadoras Viviane Aguiar e Paula Feliciano.

O terceiro evento desse ciclo acontece no mesmo dia e local com o lançamento do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, de Rudá K. de Andrade.Segundo seu autor, trata-se de um recorte culinário da biografia e obra de Oswald de Andrade: “uma abordagem sobre o autor que leva o leitor a saborear as aventuras gastronômicas de Oswald e sentir o cheiro do banquete artístico modernista da década de 1920”.

Os eventos do dia 16 de agosto serão gratuitos e presenciais com vagas limitadas, mediante inscrição prévia (a partir do dia 10 de agosto), que deve ser feita pelo site de “A Semana de 100 anos” (https://www.asemanadecemanos.institutomariodeandrade.org.br) ou diretamente pelo formulário https://forms.gle/dFBfcuN7t5xAJBEQ9, e terão transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Contribuinte da Cultura no YouTube (https://www.youtube.com/user/projetocontribuinte).

“Modernismo, Culinária e Identidade Nacional” é uma realização do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos com curadoria geral de Ruy Sardinha Lopes, professor doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Restaurante Nanmi e Prefeitura de São Carlos. Faz parte de um ciclo de atividades que propõe mostrar a importância da culinária como ingrediente fundamental da identidade cultural de cada povo, segundo o pensamento modernista, expressado através de diferentes ângulos por Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

RODA DE CONVERSA: NA MESA COM OS ANDRADES

Por Ruy Sardinha Lopes – curadoria geral

Embora a produção e circulação da literatura culinária não fossem estranhas às elites intelectuais, constituindo – o apreço pela gastronomia – um indicador do “bom gosto” das mesmas, e que, como indica Rudá de Andrade, “a própria Semana de 22 foi planejada ao longo de muitos banquetes nos salões que reuniam o grupo modernista”, nos parece plausível afirmar que tal presença ultrapassa o hábito de classe.

Ao se deixarem inebriar tanto pelas lembranças e receitas familiares, quanto pelos modos de fazer e costumes alimentares observados e experimentados ao longo de suas viagens ao exterior e ao interior do Brasil, bem como pela interlocução – por vezes discordantes – com intelectuais como Gilberto Freyre e Câmara Cascudo que ao pensar o Brasil também voltaram-se para a culinária – esses modernistas “bom de garfo” explicitaram a necessidade de se pensar a culinária como cultura. Um dos ingredientes formadores não só da almejada “identidade nacional”, mas também capaz de auferir novos sabores estéticos à própria literatura.  Como afirma Rudá: “Correntes modernistas literárias aprofundam escritas que exploram a sinestesia humana, tanto quanto debruçam-se sobre a temática da alimentação. Oswald, preocupado em destacar a cultura brasileira, trouxe para sua obra diversas referências sobre o comer. Ao longo dos séculos, arte e culinária mantiveram estreito diálogo. A própria gastronomia se reveste dessa aura artística, explorando sabores, combinações, formas e texturas no intuito de levar a experiência da alimentação a um nível complexo de sensações como a arte costuma despertar (A Arte de devorar o mundo, p.18)

Para a comemoração da Semana de 100 anos, o Instituto Mário de Andrade junta à mesa novamente esses dois expoentes do modernismo que como ninguém nos saborearam com suas obras e vidas. A biografia culinária de Oswald, as coleções de cardápios e de receitas de Mário, os registros etnográficos e literários feitos a partir de suas viagens são aqui trazidos como oportunidade para pensarmos os papéis formadores das artes e da culinária aqui praticados.

SERVIÇO:

“Modernismo, Culinária e Identidade Nacional” em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22

Data: 16/08/2022, a partir das 19h

Local: Centro de Divulgação Científica e Cultura (CDCC) – R. Nove de Julho, 1227 – Centro, São Carlos – SP

RODA DE CONVERSA: NA MESA COM OS ANDRADES

Convidados:  Rudá K. de Andrade, Carlos Augusto de Andrade Camargo, Viviane Aguiar e Paula Feliciano

LANÇAMENTO DO LIVRO – A ARTE DE DEVORAR O MUNDO: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade

Sessão de autógrafo com o autor Rudá K. de Andrade

Realização: Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos, Instituto Mário de Andrade (IMA) e Projeto Contribuinte da Cultura de São Carlos

Parceria: Restaurante Nanmi e a Prefeitura de São Carlos

Inscrições: eventos gratuitos e presenciais com vagas limitadas, mediante inscrição prévia (a partir do dia 10 de agosto) pelo site de “A Semana de 100 anos” (https://www.asemanadecemanos.institutomariodeandrade.org.br) ou diretamente pelo formulário https://forms.gle/dFBfcuN7t5xAJBEQ9

Transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Contribuinte da Cultura no YouTube (https://www.youtube.com/user/projetocontribuinte).

FOTO: Arte do artista plástico e chef de cozinha de São Carlos, Ricardo Lobo, ilustra eventos da série “Modernismo, Culinária e Identidade Nacional” em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22, em São Carlos