A Secretaria de Estado da Saúde implementou a Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo/Escorpião com o objetivo de convocar as famílias e toda a população para prevenção e cuidados para evitar os acidentes com picadas de escorpiões dentro de casa, nos quintais, calçadas ou em parques e jardins, entendendo que a criança picada requer supervisão e cuidados assistenciais imediatos.
Considerando que o grupo mais suscetível ao envenenamento grave são crianças com até 10 anos de idade, e que o atendimento deve ser feito o mais breve possível, é importante saber que em São Carlos, o Ponto Estratégico de Soros Antivenenos (PESA) é o Serviço Médico de Urgência (SMU) da Santa Casa, localizado na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, nº 535. Os demais grupos podem procurar atendimento em outras unidades de saúde em caso de picada.
O aparecimento ou encontro de escorpião deve ser informado à Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias da Prefeitura de São Carlos, pessoalmente ou através do telefone 3307-7405, onde o munícipe receberá todas as orientações sobre as medidas preventivas e esclarecimentos que forem necessários em cada situação.
Os escorpiões são aracnídeos peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda, e não atacam pessoas. Normalmente, as picadas ocorrem de forma acidental, quando as pessoas encostam no animal intencionalmente ou sem perceber, com as mãos, pés ou outra parte do corpo.
A proliferação dos escorpiões acontece nos períodos mais quentes e chuvosos, porém sua infestação é observada durante todo o ano. É comum se esconderem próximos às residências, terrenos abandonados com entulhos, embaixo de materiais de construção (madeiras, telhas, tijolos e pedras) e em lixo, mato e jardins.
Nas residências, são comuns em saída de esgoto, ralos e caixas de gordura. Procuram lugares escuros e úmidos e se alimentam principalmente de baratas, que devem ser combatidas.
A Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias chama a atenção às principais medidas preventivas.
Dentro de casa: Verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama, antes de usá-los; limpar periodicamente ralos de banheiro e cozinha e caixas de gordura, mantendo-os fechados; usar tela nas aberturas dos ralos, pias e tanques; manter camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede; evitar que roupas de cama e mosquiteiros de bebês toquem no chão; tomar cuidado com frestas nas paredes, teto, chão, móveis, rodapés e portas rebocando e ou calafetando sempre que houver vãos que podem servir de esconderijo para escorpiões; vedar soleiras de portas com rolos de areia, rodinhos ou tiras de borracha; telar aberturas de ventilação de porões; verificar se as telas de portas e janelas se encaixam corretamente na esquadria e mantê-las em boas condições e sem rasgos; manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados; acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou em outros recipientes fechados e encaminhá-lo para o serviço de coleta;
Fora de casa: Manter os quintais limpos, removendo todo o lixo, tábuas, pedras, tijolos e outros objetos em um raio de aproximadamente dois metros ao redor do domicílio; varrer constantemente a área ao redor do domicilio, retirando as folhas secas, gravetos e objetos que possam servir de abrigo para os escorpiões; não acumular lixo e entulho nos jardins, terrenos baldios e ao redor de residências; remover e ou mudar periodicamente, materiais de construção e outros objetos armazenados, que sirvam de esconderijo para os escorpiões, evitando acúmulo. Lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas (raspa de couro ou vaqueta), na realização deste trabalho;
Segundo Luciana Karina Marchetti, médica veterinária e supervisora da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias de São Carlos, também é importante não utilizar inseticidas ou produtos químicos com a finalidade de exterminar o escorpião, pois terá pouca eficiência e poderá fazer com que eles sejam desalojados de seus esconderijos, aumentando o risco de acidente. “Caso necessite exterminar um escorpião encontrado, utilize ação mecânica com calçado ou pancada, sempre tomando o cuidado de manter distância de sua mão com o animal. Caso ele agarre o objeto que está utilizando despreze-o e nunca tente chacoalhar ou tirar o escorpião com a mão. Guarde o escorpião encontrado em frasco plástico, conservado em álcool líquido para identificação pelos técnicos competentes”, orienta a médica veterinária.