Araraquara termina competição acumulando ouro, prata e bronze e alta pontuação, no feminino e masculino
Com a conquista das medalhas de ouro, prata e bronze, 72 pontos ganhos pela equipe feminina e 66 pontos pela masculina, o ciclismo de Araraquara sagrou-se campeão nos Jogos Regionais em Sertãozinho, disputados no último fim de semana, entre os dias 19 e 21 de agosto.
Na sexta-feira (19), nas provas de Velocidade olímpica e Velocidade individual, a equipe feminina superou com tranquilidade as disputas, contra Franca. As meninas conquistaram prata na Velocidade olímpica, e ouro e prata na Velocidade individual.
Já a equipe masculina não foi bem nas duas provas do 1º dia de disputas, ficando apenas no 4º lugar na Velocidade olímpica, e em 6º e 7º lugares na Velocidade individual. Por outro lado, Sertãozinho, Serrana e Franca foram os principais colocados nas disputas.
De acordo com o técnico e também atleta da equipe da Fundesport/Nacional Bikes, que representou Araraquara nos Regionais, a recuperação da equipe masculina deu-se nos dois dias seguintes de provas, mesmo com Sertãozinho e Serrana contratando atletas de fora, com níveis de seleção brasileira.
No sábado, segundo Mantovani, com a prova Critério por pontos, o feminino também teve um dia tranquilo de disputas, conquistando ouro, prata e bronze, além do 5º lugar no geral.
No masculino, a partir de sábado, o forte conjunto araraquarense começou a reverter os resultados ruins do dia anterior. “Os meninos correram muito bem, apesar da força dos adversários”, enfatiza o treinador.
Pelo desempenho geral no sábado, Araraquara levou o ouro, a prata e o bronze, além do 5º e 8º lugares no masculino. Estes resultados fizeram a equipe tirar a diferença de pontos sobre as outras cidades e ainda avançar na liderança.
Disparada
Vale destacar que no domingo, na prova mais longa dos Jogos, a de Resistência, com 84 km de extensão e dez atletas em cada equipe de cada cidade, novamente prevaleceu o conjunto de Araraquara.
Segundo João Mantovani, desde o início, a equipe tomou as rédeas da competição, ditou o ritmo, atacou e controlou bem os contra-ataques adversários. Manteve, inclusive, dois atletas à frente do pelotão, com até um minuto de diferença entre os demais. “Também conquistamos ouro, prata e bronze, além do 4º e 7º lugares”.
No geral, Araraquara terminou os Regionais em Sertãozinho em 1º lugar, com os 72 pontos do feminino (bem à frente de Franca, em 2º, com 38 pontos) e os 66 do masculino. “A nossa forma de conjunto foi imbatível, sem oferecer chances para os adversários”, comemora o técnico.
Também vale ressaltar que a diferença de pontos ganhos foi tamanha no masculino que Sertãozinho terminou em 2º lugar, com 26 pontos, Serrana em 3º, com 25, e Franca em 4º, com 17 pontos.